Auxílio Brasil

Auxílio Brasil: Como o governo notificará beneficiários para devolver valores?

Publicado por
Jerffeson Brandao

Auxílio Brasil: Como o governo notificará beneficiários para devolver valores?

O Ministério da Cidadania informou que notificará o beneficiário do Auxílio Brasil, seu representante legal ou seu procurador para devolver dos valores, assim que for regulamentado pela pasta.

Auxílio Brasil: Como o governo notificará beneficiários para devolver valores?

As notificações chegarão aos beneficiários se for encontrado indícios de irregularidades ou dados inconsistentes, por um dos seguintes meios de comunicação:

  • Eletrônico;
  • Serviço de mensagens curtas – SMS;
  • Rede bancária;
  • Via postal, considerado o endereço constante do cadastro do benefício, hipótese em que o aviso de recebimento será considerado prova suficiente da notificação;
  • Pessoalmente, quando entregue ao interessado em mãos; ou
  • Edital, na hipótese de que trata o inciso IV, quando o beneficiário não for localizado.

Conforme informa o ministério, essa notificação para ressarcimento dos valores também ocorrerá na hipótese de haver indícios de irregularidades relativos aos benefícios do Programa Bolsa Família, previsto na Lei nº 10.836, de 2004, e nos benefícios, nos auxílios e nas bolsas do Programa Auxílio Brasil, dispostos na Medida Provisória nº 1.061, de 09 de agosto de 2021.

O valor será acrescido de juros equivalentes à taxa referencial do Selic para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao mês do recebimento indevido até o mês anterior ao mês do pagamentoe um por cento relativamente ao mês em que o pagamento for efetuado.

É possível parcelar o valor do ressarcimento do Auxílio Brasil?

Sim. No futuro, o valor poderá ser parcelado, como também está previsto a concessão de descontos, nos termos do regulamento, para a liquidação à vista da dívida.

Como saber quem está na lista para devolver dinheiro?

Conforme falamos no início, o ministério irá enviar uma noticiarão para o beneficiário.

Para maiores informações acesse a pagina do Ministério da Cidadania de pergunta frequentes.