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Atendimento expresso do INSS facilita entrega de documentos; veja como funciona

Publicado por
Jerffeson Brandao

Atendimento expresso do INSS facilita entrega de documentos; veja como funciona. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que dão entrada em requerimentos, como aposentadorias, auxílios ou pensões, e têm seus benefícios embargados pelo órgão por inconsistência de informações ou falta de documentos, podem fazer a entrega da papelada em pontos de atendimento sem a necessidade de agendar atendimento.

A medida, que começou a ser utilizada desde o início da pandemia de coronavírus, continua em vigor e foi publicada em portaria no Diário Oficial da União.

Um exemplo disso é no Rio de Janeiro, onde somente no Estado são 52 pontos de atendimento expresso para cumprimento de exigência.

O sistema de cumprimento de exigência expresso (drive thru), foi adotado, segundo o instituto, para facilitar a entrega de documentos que não foram enviados pelo portal Meu INSS.

Como funciona o atendimento expresso do INSS?

Caixas de papelão, ou urnas, ficam à disposição do segurado nas agências para que o segurado ponha um envelope com a cópia dos documentos que ficaram faltando no requerimento feito ao INSS.

No entanto, antes de ir à agência depositar o envelope na caixa é preciso ligar para a central 135 ou entrar no site Meu INSS com número do protocolo do benefício em análise, nome e CPF de quem depositará o envelope na caixa e fazer um agendamento prévio para ir ao posto.

Disponibilidade

De acordo com o INSS, as caixas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou das 8h às 14h, dependendo da localidade. Sua utilização não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Prazo

É importante ressaltar que a carta de exigências é válida por 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30, se o beneficiário pedir o adiamento via Meu INSS antes do vencimento do prazo original.

Quando descumprido o prazo original e o adicional, o pedido de novo benefício pode ser indeferido, se não atendido os requisitos mínimos.

Totens de autoatendimento

É importante destacar ainda que o INSS tem um projeto-piloto em andamento que visa levar um modelo diferenciado de atendimento aos segurados: os totens de autoatendimento orientado. O sistema é similiar ao serviço que os bancos oferecem nos caixas eletrônicos, com servidores orientando os segurados a usar os serviços do INSS.