Se você costuma usar tinturas e outros produtos com amônia para esconder os fios brancos, estas são as consequências da amônia no seu cabelo.
Com o passar do tempo, os cabelos grisalhos começam a aparecer em nossos cabelos e, às vezes, experimentamos ou aplicamos qualquer produto, como tinturas de cabelo, na esperança de que recupere sua cor novamente. No entanto, às vezes não percebemos ou não prestamos atenção aos produtos que usamos.
A maioria das tinturas de cabelo contém amônia (também conhecida como hidróxido de amônio), um composto químico nitrogenado com a fórmula química NH3. É um gás incolor com odor repulsivo característico. Poucas pessoas sabem disso, mas a amônia pode causar danos à pele e aos pulmões.
O que é amônia e onde está presente?
Como mencionamos anteriormente, a amônia é uma substância química produzida pela natureza e pelo organismo que está presente no solo, na água e no ar. Também é produzido industrialmente em grande escala para a produção de certos produtos, como fertilizantes, plásticos, corantes, têxteis, detergentes e pesticidas.
Qual é o papel da amônia nas tinturas de cabelo?
Nas tinturas de cabelo, a amônia funciona como um catalisador que abre a cutícula do cabelo para que a nova cor penetre na haste e transforme a cor natural do córtex, o coração da fibra capilar. Quanto mais vezes você aplica tintura de cabelo no cabelo, maior o risco de contrair uma doença causada por amônia.
Que danos ou doenças a amônia causa?
Se a amônia entrar em contato com a pele, pode causar irritação intensa e queimaduras. Se entrar em contato com os olhos, pode causar danos aos olhos. Por outro lado, a inalação de amônia pode irritar o nariz e a garganta, causando tosse e respiração ofegante e, portanto, é prejudicial tanto para o aplicador quanto para o receptor.
Estas são as consequências da amônia no seu cabelo
Geralmente a amônia interage com a agua oxigenada contribuindo na descoloração do cabelo. Mesmo quando ela é usada corretamente ela pode provocar a quebra e o enfraquecimento dos fios.
Além disso, quando algum produto com amônia é aplicado junto ao couro cabeludo ela pode causar, ardência, alergia, queimaduras e até esmo cicatrizes e essas irritações podem desencadear na queda do cabelo.
Geralmente quando aplicamos produtos com amônia a aparência dos fios se modificam e logo aparece, pontas duplas, frizz, falta de brilho, dificuldade de pentear, porosidade, fios elásticos, fios bagunçados que não ficam alinhados.
Evite o máximo que puder usar produtos que contenham amônia e se o fizer busque um cabelereiro de confiança para que faça a aplicação correta no seu cabelo.
Caso você tenha usado produto com amônia e percebeu essas características no seus fios, suspenda o uso e consulte o dermatologista. Lembre-se que a amônia faz mal para o cabelo e para a saúde.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto no cabelo, consulte seu dermatologista de confiança.