Atenção: como evitar que seu Auxílio Brasil seja suspenso ou bloqueado. Muitos inscritos do Auxílio Brasil acabam perdendo o direito de receber seu benefício, muitas vezes, por falta de informação.
Um dos principais motivos que levam ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no Cadastro Único (Cadúnico).
A inscrição é fundamental para ter acesso ao programa, mas é preciso que o Responsável Familiar (RF) mantenha os dados da família atualizados não extrapolando o prazo máximo de dois anos.
Desta forma, de acordo com as orientações do Ministério da Cidadania, qualquer inconsistência nos dados informados no Cadastro Único podem levar ao bloqueio do Auxílio Brasil.
O Governo Federal deve iniciar um novo calendário de pagamento do Auxílio Brasil no próximo dia 18 de maio para beneficiários com NIS 1.
Confira a seguir algumas situações que levam ao cancelamento do Auxílio Brasil.
Para receber o Auxílio Brasil, as famílias passam por uma seleção que vai considerar as regras do programa e a quantidade de famílias atendidas no município, além do limite orçamentário destinado ao Auxílio Brasil.
De modo geral, a suspensão acontece quando são infringidas as regras de concessão do benefício. Sendo assim, o beneficiário precisa cumprir todos os requisitos abaixo:
Vale lembrar que é necessário manter todos os dados do Cadastro Único atualizados. Em casos de mudança de endereço, quando o governo não é notificado há indícios de violação do regimento, o que pode resultar na suspensão. Até mesmo telefone celular, devem ser os mesmos registrados na plataforma social.
Para o beneficiário que já teve o benefício cancelado, não há muitas saídas. O caminho é atualizar as informações no Cadastro Único e esperar por uma nova triagem do Ministério da Cidadania.