A tecnologia nos ajuda a facilitar nossa vida e, embora ainda existam coisas incompreensivelmente impossíveis, como carregar o DNI no smartphone, podemos fazer outras coisas como levar a carteira de motorista ou, mais interessante, assinar documentos sem necessidade de imprimir qualquer coisa.
Aqueles que não estão acostumados a aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pelo nosso smartphone ignoram que assinar documentos não exige ter o documento em questão fisicamente à nossa frente. No entanto, com o advento da tecnologia digital, já é bastante fácil fazer isso sem a necessidade de imprimir nada.
Agora é possível evitar o tedioso processo de procurar onde imprimir algo, se não tivermos uma impressora em casa, carimbar nosso autógrafo no documento em questão e depois tirar uma foto ou escaneá-lo para enviá-lo de volta à Internet .Tudo fica muito mais fácil através da assinatura digital através do nosso smartphone.
Antes de ver os diferentes meios pelos quais podemos imprimir nosso carimbo em um documento , é apropriado falar sobre a assinatura eletrônica.
Também não é muito misterioso. Em termos simples, uma assinatura eletrônica é a forma digital do ‘rabisco’ físico que você pode usar em seu smartphone, como se tivesse escrito à mão com uma caneta, mas na tela do seu dispositivo eletrônico.
Dependendo do aplicativo utilizado, as assinaturas digitais possuem recursos de segurança, como um sistema de criptografia que impede qualquer possível violação de privacidade. Você pode simplesmente colocar seu ID no documento criando uma assinatura digital e economizando mais do que um tempo valioso.
O ruim é que, assim como pode acontecer com um pedaço de papel, quem conhece a assinatura pode se passar por ela. É tão fácil imitar a assinatura física que fazemos com uma caneta quanto a que fazemos com os dedos em uma tela sensível ao toque.
A grande vantagem do sistema operacional do Google é que sempre haverá mais de um desenvolvedor disposto a resolver nossos problemas. É por isso que existem vários aplicativos disponíveis na Play Store que você pode usar para assinar documentos em um dispositivo Android.
Para nós, os mais fáceis de usar são o Adobe Reader e o DocuSign.
Este é um aplicativo que você pode baixar gratuitamente na loja do Google e que, além disso, conta com o suporte de uma empresa de software do tamanho da Adobe.
Essencialmente, é um aplicativo para ler arquivos PDF, mas, entre suas muitas opções, também permite carimbar uma assinatura nesse tipo de documento .
A primeira coisa que você deve fazer é acessar um site como o Free PDF Converter para converter qualquer arquivo de texto para PDF . Feito isso, basta seguir os seguintes passos:
Por fim, você pode reexportar o documento, com sua assinatura inserida, para a memória do celular
Como o próprio nome indica, é perfeito para colocar nossa assinatura em qualquer tipo de arquivo, graças a um sistema bastante fácil de usar.
Nesse caso, podemos escolher entre criar a assinatura escrevendo-a na tela, como fizemos com o aplicativo Adobe Reader, ou digitalizando uma folha de papel onde já temos nosso autógrafo, algo que combinará perfeitamente com a linha da nossa escrita, conseguindo uma assinatura digital melhor acabada.
Trabalhando com todas as principais plataformas de armazenamento em nuvem, a maneira de inserir a assinatura é bastante simples.
Qualquer um desses dois aplicativos, além de muitos outros, é compatível com nosso iPhone. No entanto, você não precisará instalar nada porque carimbar nossa assinatura com dispositivos Apple é muito mais fácil.
O motivo é que os dispositivos iOS estão equipados com um recurso de assinatura pronto para uso nas configurações do visualizador de documentos. Para fazer isso, a primeira coisa que precisamos fazer é criar nosso autógrafo no telefone usando a ferramenta Markup ou Marker .
Para adicionar esta rubrica que acabamos de criar não há muito mais a fazer. O truque é abrir o documento em questão por meio do aplicativo de email do iOS.
Se esse método não for totalmente confortável para você ou você perceber que ele não é compatível com outros arquivos que você salvou em seu smartphone Apple , você sempre pode usar os mesmos aplicativos que recomendamos algumas linhas acima no ecossistema Android.
Ambos representam uma maneira simples de assinar documentos sem mais complicações do que procurar o arquivo em questão no armazenamento do iPhone e seguir os mesmos passos que indicamos anteriormente. A única coisa que mudará entre os aplicativos é a interface, mas geralmente, depois de abrir o documento, você só precisará selecionar a opção de inserir assinatura.
Você pode baixar os dois aplicativos, totalmente gratuitos, nestes links: