Dicas de Casa

AS SALSICHAS são feitas de algo que você NÃO comeria se soubesse

Publicado por
Jerffeson Brandao

As salsichas são feitas de algo que você não comeria se soubesse. Depois de aprender do que são feitas as salsichas, você provavelmente não vai mais querer saber nada sobre elas.

Você pode odiar ou amar, mas as salsichas são um dos alimentos mais antigos e consumidos em todo o mundo e também um dos mais populares feitos pelo homem. No entanto, muitas coisas interessantes e estranhas são ditas sobre sua preparação, seu consumo e seus efeitos na saúde. Você já se perguntou como são feitas as salsichas?

Bem, a partir das ciências, várias investigações e controles foram desenvolvidos para responder a essa pergunta, conseguindo identificar vários tipos de carne, tecidos, órgãos e muitos outros ingredientes nas salsichas.

As salsichas são feitas de algo que você não comeria se soubesse

Você sabe do que é feita a salsicha?

Para muitas pessoas, a salsicha é fundamental na hora de comprar alimentos, mas a maioria não sabe do que ela é feita. Você provavelmente mudará de ideia quando souber do que são feitas as salsichas. Elas não são consideradas um alimento saudável para sua alimentação.

Salsicha é feito de restos de frango e porco, mas essa é uma porcentagem muito pequena. Segundo estudo da Universidade de Harvard, liderado pela pesquisadora Renata Micha, cita-se que as salsichas podem desenvolver problemas cardíacos. Segundo o especialista, essa afetação aumenta em 42% o risco de parada cardíaca e em 19% a probabilidade de desenvolver diabetes mellitus tipo 2. Observe a seguir, o que contêm na composição das salsichas que você come com tanto estilo nos cachorros-quentes!

Como as salsichas são realmente feitas?

Carnes de diversos tipos

O principal ingrediente de todas as salsichas é a carne. De que tipo? Pois bem, na maioria das marcas constatou-se que se tratava de carne de aves, provenientes de diversos tipos de aves e principalmente frango, galinha ou peru.

1.- Água fluoretada

É uma das substâncias básicas que a salsicha necessita para obter a consistência cremosa típica dos alimentos industrializados. Embora ainda seja usada em alguns países, a água fluoretada pode não ser um ingrediente seguro e causar efeitos adversos, quando o flúor inserido se apresenta acima dos níveis de concentração recomendados. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)  para a  fluoretação  da água é de um valor máximo de fluoreto de 1,5 mg / L ainda está sendo debatida (6*).

2.- Xarope de milho rico em frutose

Você deve saber que essa substância também é fornecida pela maioria das marcas que você conhece no mercado.

3.- Carboidrato de amido

Todas as salsichas, geralmente são feitas com fécula de batata misturada com sal. Elas também contêm 2% de sal quimicamente descolorido e este elemento aumenta a pressão arterial.

4.- Nitrito de sódio

Caso você não saiba, todas as carnes processadas aumentam o risco de câncer de intestino. O nitrito de  sódio, é aplicado nas salsichas para que não fiquem cinzentas e não gerem micróbios.

Em um estudo realizado na região da fronteira do Rio Grande do Sul, Brasil, foram coletadas 36 amostras de embutidos (salsicha, mortadela e linguiça mista cozida e defumada) de diferentes marcas e lote. Os dados deste estudo permitiram constatar que houve diferença significativa entre os lotes de todas as marcas avaliadas. Além disso, 25,0% das marcas estavam com os níveis de nitrito de sódio superior ao limite estabelecido pela legislação brasileira.

5.- Carmine

Este é um corante especial para produtos excessivamente processados. Até 2006  está substância era derivada de insetos e usada na produção de remédios, mas alguns estudos apontavam que ela estava causando muitas reações alérgicas e em 2012 essa substância foi substituída por uma versão sintetizada do corante alimentar. A nova formulação é conhecida por ser de origem vegetal, usando óxido de cálcio para medir a profundidade da cor.

As salsichas são consumidas por milhões de pessoas, mas sabendo do que são feitas, algumas pessoas decidem nunca mais consumi-las ou comem com moderação.

VEJA O VÍDEO ABAIXO