Essa é a base para um prato delicioso, o arroz para sushi é um alimento básico que não podemos deixar de preparar pois é simples e gostoso. O sushi caseiro nos salva nos dias em que não pudermos sair de casa. Fazê-lo com uma matéria-prima que nos apaixona, como o peixe da melhor qualidade que temos.
Um bacalhau, um salmão fresco ou o nosso maravilhoso atum são a desculpa perfeita para preparar um bom arroz de sushi de forma simples. Atreva-se a tornar-se um especialista na arte de cozinhar arroz como um profissional.
O arroz é um grão de cereal. O grão vem em mais de 40.000 variedades com diferentes formas, tamanhos, texturas, aromas e cores. Eles podem ser de grão longo, médio e curto e requerem um tempo de preparação muito curto.
A maioria das variedades contém uma grande quantidade de carboidratos e proteínas. O teor de fibras varia de acordo com os tipos de arroz. Por exemplo, o arroz integral tem mais fibras do que o arroz.
Também é rico em minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, selênio e cobre. As vitaminas que contém incluem niacina, ácido pantotênico e tiamina. É um ótimo alimento para pessoas que desejam uma opção sem glúten e com baixo teor de gordura.
Os benefícios do arroz para a saúde incluem sua capacidade de fornecer energia instantânea. Também permite estabilizar os níveis de açúcar no sangue e retardar o processo de envelhecimento. Também desempenha um papel importante no fornecimento de vitamina B1 ao corpo humano.
Outros benefícios incluem sua capacidade de auxiliar no cuidado da pele. Também ajuda a aumentar o metabolismo, regular a digestão e reduzir a pressão arterial elevada. Acredite ou não, ajuda na perda de peso, estimula o sistema imunológico e protege contra disenteria e doenças crônicas.
O arroz de sushi deve liberar o máximo de amido possível para que fique com a textura que procuramos. Não é qualquer arroz que serve para nós, partimos do pressuposto de que precisamos do melhor ou de um específico para sushi.
Se optarmos pelo arroz convencional, devemos tratá-lo com o maior respeito, pois cozinhar arroz não é fazer arroz branco. Começamos a preparar o arroz alguns minutos antes, lavamos o arroz várias vezes em água corrente.
Colocamos o arroz em uma tigela com água. Trocamos a água até ficar limpa, o amido branco vai sumindo para que possamos cozinhar essa delícia do jeito que precisamos. Prepare a água para ferver o arroz. As quantidades devem ser exatas para que tenhamos o arroz de sushi ideal.
Quando a água começar a ferver, será hora de colocar o arroz. Vamos cozinhá-lo por 15 minutos. O tempo desempenha um papel fundamental na arte de cozinhar o arroz. Os 15 minutos são sagrados, se errarmos pode ficar mal e se fizermos menos difícil.
Quando faltarem 2 minutos para o quarto de hora que o arroz precisa, colocamos o vinagre de arroz e o açúcar no micro-ondas, adicionamos sal. Derretemos o vinagre com o sal e o açúcar no micro-ondas, para que se misture perfeitamente com o arroz.
No momento em que preparamos o arroz, incorporamos essa mistura que temos no micro-ondas. O arroz de sushi precisa esfriar para adquirir a consistência e o sabor que o destacam. Podemos colocar o arroz na esteira com a alga para que esfrie mais rápido. Teremos que colocar o peixe ou os ingredientes que queremos transformar em sushi caseiro.