Aprenda qual o seu tipo de cabelo e como cuidar dele.
É importante saber qual o seu tipo de cabelo para usar os produtos mais adequados e cuidar dos fios corretamente, mantendo-os com brilho, movimento e maciez.
Os cabelos podem ser lisos, ondulados, cacheados ou crespos, e para cada tipo de cabelo há variações quanto à espessura, volume e brilho dos fios de cabelo.
Por isso, veja esta classificação e confira qual o seu tipo de cabelo para cuidar bem dele e usar os produtos mais indicados.
O cabelo liso costuma ser bem sedoso, pois a oleosidade natural dos fios consegue atingir as pontas dos fios, no entanto, o uso constante de chapinha ou babyliss pode tornar o cabelo seco.
Como cuidar: Para evitar o ressecamento, os cabelos lisos precisam de hidratação a cada duas semanas e a cada lavagem deve-se usar cremes protetores térmicos antes de usar o secador ou a chapinha.
Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos lisos.
Liso fino: fios de cabelo muito lisos, sem volume e escorridos, que não modelam e nem seguram nada, nem um grampo. Além disso, este tipo de cabelo tem muitas vezes tendência para a oleosidade. Veja como controlar este problema clicando aqui.
Liso médio: fios de cabelo lisos, mas com um pouco de volume, sendo que já é possível modelar as pontas e de colocar grampos.
Liso grosso: fios de cabelo lisos, mas grossos e com volume. Pode armar com facilidade e são difíceis de modelar.
O cabelo ondulado forma ondas em forma de S, podendo ficar liso quando escovado ou cacheado quando é amassado, formando cachos soltos.
Como cuidar: Para definir as ondas, deve-se usar cremes para pentear ou ativadores de cachos, e preferir cortes em camadas, pois dão mais movimento às ondas.
Esse tipo de cabelo precisa de uma hidratação profunda a cada duas semanas, com máscaras ou cremes específicos para hidratar, e o secador e a prancha devem ser deixados de lado para que as ondas fiquem mais definidas e brilhosas.
Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos ondulados.
2A – Ondulado fino: fios de cabelo ondulados, em forma de S muito suave, fáceis de modelar, quase lisos. Geralmente não tem muito volume.
2B – Ondulado médio: fios de cabelo ondulados, formando um S perfeito. Tendem a ter frizz e não são muito fáceis de modelar.
2C – Ondulado grosso: fios de cabelo ondulados e volumosos, começando a formar cachos soltos. Além disso, não ficam grudados na raiz e são difíceis de modelar.
O cabelo cacheado forma cachos bem definidos que parecem molas, mas tende a ser seco, e por isso não é indicado usar tinturas nesse tipo de cabelo, para não ressecar ainda mais.
Como cuidar: O ideal é que os cabelos cacheados sejam lavados apenas duas vezes por semana com shampoos anti-frizz ou para cabelos normais
E cada lavagem os fios devem ser hidratados com creme de tratamento ou máscara de hidratação.
Após a lavagem, deve-se aplicar leave in, que é o creme de pentear sem enxágue, e deixar o cabelo secar naturalmente, pois o uso de secador e prancha resseca os cachos.
Para dar forma ao cabelo e definir os cachos, o leave in pode ser usado diariamente, sendo necessário apenas retirar o creme do dia anterior com água.
Outro produto que pode ser utilizado é o reparador de pontos, que dá brilho e maciez, e deve ser aplicado com os fios já secos.
Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos cacheados.
3A – Cachos soltos: cachos naturais, largos e regulares, bem formados e redondos, geralmente finos.
3B – Cachos fechados: cachos estreitos e bem formados, mas mais fechados que os cachos soltos e mais grossos, tendendo a ficar armado.
3C – Cachos muito fechados: cachos muito fechados e estreitos, ficando grudados uns nos outros, porém com um padrão definido.
O cabelo crespo ou afro é diferente do cabelo cacheado porque mantém-se enrolado mesmo quando está molhado.
Além disso, o cabelo crespo é frágil e seco, pois a oleosidade não consegue percorrer os fios do cabelo, e por isso a hidratação deve ser feita semanalmente.
Como cuidar: É importante que a hidratação seja feita com água quente e toucas térmicas, mas a finalização da lavagem do cabelo deve ser feita com água fria, pois isso evita o frizz.
Além disso, deve-se usar o creme para pentear e deixar os cachos secarem naturalmente, apenas retirando o excesso de água ao amassar o cabelo com papel toalha.
Mas quando usar o secador for necessário, uma boa dica é passar um pouco de gel nas pontas do cabelo, por cima do creme de pentear, e usar o difusor para definir os cachos.
Abaixo estão exemplos dos tipos de cabelos crespos.
4A – Crespo macio: cachos pequenos, definidos e muito fechados, que parecem molas.
4B – Crespo seco: cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, menos definidos do que o crespo macio.
4C – Crespo sem forma: cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, mas sem nenhuma definição.