Aprenda métodos práticos para limpar facilmente o ferro de passar roupa.
É bem comum acontecer, pelo menos uma vez na vida, de você passar uma roupa na pressa e o ferro ficar colado na peça, estragando a roupa e o aparelho.
Mas antes de pensar em comprar um ferro novo, saiba que existem formas de limpar ferro de passar e recuperá-lo, mesmo queimado.
Aliás, essas dicas não são apenas para recuperar o ferro que parece estar estragado.
São também para que mantenha o seu eletro em perfeito funcionamento pelos próximos anos.
Antes de qualquer coisa, convém saber que tipo de ferro de passar você tem. Eles podem ser de inox, com base em teflon ou cerâmica, daqueles tipos antiaderentes.
O ferro a seco e o a vapor também precisam de cuidados distintos, uma vez que o ferro a vapor necessita de ser limpo por dentro também.
Os ferros com base antiaderente não podem ser limpos com qualquer substância, muito menos esfregados com bucha ou esponja de aço.
Eles são feitos com materiais sensíveis e, por isso, precisam de um tratamento diferenciado.
Veja abaixo como limpar ferro de passar com receitas caseiras e baratas. Não se esqueça de desligar o ferro na hora de limpá-lo para evitar choques e queimaduras.
Em ferros com base de inox ou ferro, ou seja, que não sejam antiaderentes, você pode aplicar uma mistura com sal e vinagre, em partes iguais. Leve essa combinação, em uma panela, ao fogo e aqueça sem deixar ferver.
Com a solução quente, molhe um pano nela e esfregue direto no seu aparelho de passar roupa até que saia a crosta de sujeira.
Também pode usar uma escovinha. Lembre-se de usar luvas para evitar machucados nas mãos e porque você deve manipular a mistura ainda quente.
Outra forma de usar sal na limpeza do ferro é colocar um punhado de sal grosso sobre um pano e esfregar o ferro quente em cima. Isso ajuda na remoção de crostas mais grossas.
Para fazer isso, use pasta de dente branca, pois ela espuma menos que as de gel. Pode aplicar com o dedo da luva ou usando um cotonete, se área queimada for pequena.
Em movimentos circulares, esfregue a zona com o creme dental com um pano úmido em água.
Caso esteja muito sujo, opte por escovar com uma escovinha de dente macia. Remova muito bem o creme dental, senão as suas roupas ficarão com resquícios da substância, podendo até manchá-las.
Esse truque é bem simples e promete remover as manchas mais difíceis do ferro de passar roupa.
Tudo que você precisa é de uma vela branca larga. Ligue o ferro na tomada e deixe-o esquentar.
Quando estiver morno para quente, desconecte-o, por razões de segurança, e esfregue a vela direto na base suja do aparelho.
Use luvas de borracha para evitar o contato com a base quente e conseguir esfregar com mais facilidade.
Depois que terminar, ligue novamente o ferro e passe um pano velho (que possa jogar fora depois) para retirar a cera e a sujeira do eletrodoméstico.
Se o queimado do ferro for muito grosso e fizer relevo na base, você pode esfregá-lo com um pouco de água e Bombril.
Mas faça isso somente até a sujeira ficar menos espessa. Depois continue a limpeza com algum dos métodos acima para não arranhar o seu ferro.
O limão é um excelente aliado da limpeza da casa. Principalmente se misturado ao bicarbonato de sódio. Você pode fazer uma receitinha simples na falta do vinagre.
Suco de limão: 1 colher (sopa);
Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa).
Prepare a pasta e aplique na região do aparelho que deseja limpar;
Esfregue com a ajuda de uma esponja macia;
Deixe agir alguns minutinhos e então retire bem o excesso com um pano úmido.
O ferro queimou feio? Um pouco de vinagre e bicarbonato e você tem um ferro de passar novo.
Água: 1 colher (sopa);
Vinagre: 2 colheres (sopa);
Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa).
Em um recipiente alto de vidro, misture as três substâncias até formar uma pasta. Cuidado, pois o vinagre e o bicarbonato reagem, por isso convém proteger a boca e o nariz com uma máscara;
Com o auxílio de uma esponja macia, aplique sobre a base do ferro e esfregue no sentido horário;
Remova o excesso com um pano úmido. Se o ferro for a vapor, encha-o com água e ligue no máximo do vapor em cima de uma toalha velha, por alguns segundos ou um minuto. Assim removerá todo e qualquer resíduo das entradas.
Se não tiver sal, o açúcar vai cumprir com o papel de esfoliante da sujeira grudada no ferro de passar.
Misture açúcar com detergente neutro até formar uma pastinha. Espalhe-a por toda a base do ferro morno, fora da tomada, assim que terminar de passar as roupas.
Esfregue delicadamente com a ajuda de uma esponja do lado macio ou um pano e depois limpe tudo com um pano seco.
Usou o ferro em um tecido que não deveria e ficou tudo grudado? Uma das melhores formas de se livrar desse tipo de resíduo é apelar para o saponáceo.
Primeiro, com um pano úmido e o ferro morno, remova o excesso do tecido colado.
Depois, com água, saponáceo e uma esponja macia, esfregue até que o queimado ou a mancha saia por completo.
Se isso não funcionar, pode usar um pouco de cera de polir carro. A gordura da cera ajuda a soltar os resíduos mais resistentes.
Sabe quando você sem querer gruda o ferro em uma estampa de camiseta e ela transfere para o ferro?
Com o ferro ainda morno, aplique um bom pedaço de algodão embebido em água oxigenada. Isso soltará a substância colada.
Feito isso é só passar um pano úmido com água para tirar qualquer resíduo que tenha ficado e evitar que o aparelho manche outras roupas.
Para ter um ferro que desliza sobre a roupa deixando-a lisinha e macia você deve cuidar bem do seu eletrodoméstico.
Então, não adianta limpá-lo apenas quando ele está muito sujo ou até queimado. O ideal é fazer uma limpeza nele toda a semana, se você usa muito o aparelho.
Isso porque as roupas soltam substâncias no ferro, seja do amaciante ou até mesmo dos líquidos que você usa na hora de passar, para amaciar mais o tecido.
Outras coisas para levar em consideração são a temperatura e as funcionalidades do ferro.
Você lê as etiquetas das roupas antes de submetê-las aos processos de lavagem e secagem? Então, é essencial usar o ferro apropriadamente.
Assim, a temperatura muito alta em determinados tecidos tranca o aparelho e faz com que ele cole nas roupas.
É ideal usar o ferro sempre com a função do vapor ativada e não se esqueça de alimentá-lo com água.
Assim evita que ele cause aderência nos tecidos ou queime-os. O vapor também ajuda a desamarrotar a roupa mais rápido.
Dicas Online