Aprenda a libertar sua mente de pensamentos negativos. Embora não seja possível “eliminar” o negativo para sempre em todas as situações, é possível gerenciá-lo para que não dure tanto e permita que você aprenda algo que o ajude a ganhar força e seguir em frente. Para fazer isso, você deve cuidar de si mesmo e envolver sua mente com amor.
Como se costuma dizer, às vezes não há pior inimigo do que nós mesmos e, com ele, pensamentos negativos. Aqueles que só se lembram dos erros cometidos ou das preocupações.
Para ajudá-lo, queremos falar sobre algumas estratégias muito simples com as quais você pode deixar de lado os pensamentos negativos. Continue lendo para descobri-los!
Como deixar de lado seus pensamentos negativos?
Você precisa aprender a deixar de lado os pensamentos negativos – pouco a pouco – para que eles não te paralisem e te impeçam de aproveitar os diferentes momentos da vida. Nem sempre é fácil, mas é possível. Quer conhecer algumas estratégias?
1. Aprenda a estar ciente desses pensamentos negativos
A visualização positiva é uma forma de meditação que contribui para uma boa saúde mental. Recomenda-se reduzir os pensamentos negativos em tempos de crise.
A mente humana pode se tornar um espaço tão complexo quanto desconhecido. Nele, habitam as experiências e pensamentos do cotidiano. No entanto, há momentos em que esses pensamentos limitam a paz interior e não nos permitem raciocinar com clareza.
Nesses momentos, você pode ter em mente o seguinte:
- Ofereça-se todos os dias algumas horas para si mesmo, para descansar e pensar.
- Pegue uma folha de papel em branco e, usando várias palavras, tente descrever como se sente: raiva, aborrecimento, medo, solidão…
- Uma vez que essas emoções foram trazidas à tona, é hora de analisar por que nos sentimos assim.
- Quando soubermos o que desencadeia essas emoções, tente decidir o que você pode fazer para resolver esses problemas.
2. Como libertar a mente de pensamentos negativos
Uma mente calma é um reflexo da saúde. Isso é algo que você deve deixar claro desde o início, porque se você cair no lado da preocupação, raiva ou tristeza contínuas, você pode ficar doente.
Por esse motivo, quando você perceber que seus pensamentos negativos duram mais que o normal, é melhor que você vá a um psicólogo para ajudá-lo a desembaraçá-los e gerenciá-los adequadamente.
A terapia cognitivo-comportamental pode ser muito benéfica para sua saúde mental. Não o descarte!
3. Aprenda a perdoar e deixar ir
A necessidade de perdoar é vital na vida cotidiana por um único motivo: permite liberar (ou pelo menos aliviar) muitos fardos. Pode custar-lhe e pode doer, mas uma vez que você perdoa, os pensamentos negativos que encheram seu interior a ponto de se afogar, lhe dão espaço.
4. Transforme pensamentos negativos em positivos
Às vezes os pensamentos podem ter um componente claramente negativo: “não posso”, “não mereço”, “não vai acontecer comigo” ou até pensar que “é tarde demais”.
Vale a pena fazer um esforço para transformar todo pensamento negativo em positivo: “eu posso”, “eu mereço” e “não é tarde demais para o que eu quero fazer”.