Dicas de Casa

Aprenda estes TRUQUES e nunca mais jogará fora sua água de arroz

Publicado por
Yanara Cardeal

Aprenda estes truques e nunca mais jogará fora sua água de arroz. Confira as dicas, e reaproveite esse ingrediente na limpeza doméstica.

O arroz é um dos alimentos mais conhecidos e apreciados no mundo. Também aprendemos a apreciar a água de cozimento deste alimento. A água do arroz tem sido usada há séculos por suas inúmeras propriedades benéficas para a pele, cabelo e saúde em geral. Mas, graças ao seu teor de amido e sais minerais, também pode ser muito útil para a limpeza doméstica.

Aprenda estes truques e nunca mais jogará fora sua água de arroz. Confira as dicas, e reaproveite esse ingrediente na limpeza doméstica.

Como usar água de arroz nas tarefas domésticas

A água de arroz tem propriedades emolientes e de limpeza que ajudam a remover sujeira e manchas, então você pode usá-la para lavar panelas e pratos. Após o cozimento do arroz, basta recolher a água e despejar na pia após deixar esfriar. Mergulhe pratos e panelas por 10 minutos, esfregue e enxágue.

Esse líquido é um aliado surpreendente na hora de limpar vidros e espelhos. Graças às suas propriedades, pode ser utilizado para evitar que os vidros embacem ou formem manchas. Além disso, a presença de sódio, potássio e amido favorece a remoção de manchas e garante maior resistência das superfícies a arranhões.

Despeje a água de arroz ainda quente em um borrifador, borrife no vidro e esfregue em movimentos circulares com um pano de microfibra.

Este líquido também é muito eficaz para remover os maus odores dos recipientes de plástico. Muitas vezes, esse tipo de recipiente, após várias utilizações, tende a adquirir um cheiro desagradável. Para eliminá-lo, encha os recipientes com água de arroz e deixe-os de molho por 30 minutos.

Por fim, este líquido é um excelente aliado para a jardinagem, graças ao teor de zinco, magnésio e fósforo, que podem favorecer o crescimento das plantas. Além disso, a concentração de amido na água torna o solo mais fértil. No entanto, é recomendável não adicionar sal durante o cozimento.