Como prevenir e tratar pontas duplas nos cabelos. As pontas duplas são uma dor de cabeça que aparecem como resultado da combinação de cabelos secos, secador, e falta de hidratação.
A seguir, falamos sobre algumas dicas e cuidados naturais para nutrir e hidratar as pontas dos cabelos e evitar a quebra.
Cada tipo de cabelo requer cuidados específicos e os cabelos compridos exigem uma dedicação muito mais exigente do que os cabelos curtos porque os cabelos são mais velhos e, portanto, mais frágeis. Algumas das coisas que temos que fazer para deixá-lo radiante são constantemente nutri-lo e hidrata -lo e seguir medidas especiais para protegê-lo.
E evitar problemas capilares como queda de cabelo, frizz ou pontas duplas é, às vezes, uma tarefa complexa que nem sempre conseguimos resolver. Você sabia que o nome científico das pontas duplas é tricotilose? Vamos falar sobre eles neste artigo, um problema que enfrentamos com mais frequência do que gostaríamos.
Mas por que as pontas se dividem? A resposta está nesta fórmula: Cabelos ressecados + abuso de secadores e chapinhas + falta de hidratação = pontas duplas.
Uma dor de cabeça mais comum em cabelos compridos e mais visível quando recolhemos os cabelos em um rabo de cavalo. Mas calma, não entre em pânico, existem algumas dicas para evitar e tratar as pontas duplas, quer saber como? Prepare um plano de ataque contra pontas duplas!
Como evitar pontas duplas
Hidratação máxima!
Como mencionamos, cabelos secos e falta de hidratação são dois dos principais componentes da fórmula de pontas duplas. Por isso, a melhor forma de combater essa dor de cabeça habitual é, justamente, hidratar o cabelo o máximo possível.
Daí a importância de usar condicionadores intensivos e máscaras capilares hidratantes tanto na lavagem quanto depois, sim, com os cabelos úmidos. O ideal é aplicar um produto concentrado especial único e exclusivamente para as pontas.
Esses tratamentos contêm ingredientes essenciais e óleos naturais que nutrem ao máximo as pontas: óleo de amêndoa ou semente de jojoba, cártamo, gergelim, babaçu, farelo de arroz; extratos de casca de salgueiro ou chá verde.
Em casa, você pode aplicar um pouco de azeite nas pontas para mantê-las hidratadas.
Evite o uso excessivo de dispositivos como secadores e chapinhas de cabelo. A razão? As altas temperaturas alcançadas por esses aparelhos contribuem para dividir as pontas e ressecar os cabelos. Por isso, quando tiver que usá-los, aplique sempre primeiro os produtos de proteção contra o calor, focando nas pontas.
Eles podem ser substituídos por ceras, géis e cremes que fornecem vitaminas ao cabelo e ajudam a controlá-lo. Existe uma grande variedade de produtos que protegem do sol e contra as altas temperaturas desses aparelhos.
Limpe o cabelo cortando as pontas!
Nos casos em que já temos pontas duplas, é necessário cortar as pontas para limpar o cabelo. Se o que te preocupa é deixar o cabelo comprido para trás, não se preocupe, podemos continuar a manter o cabelo, só temos que cortar ligeiramente as pontas periodicamente.
O corte de cabelo também influencia no fato de suas pontas se abrirem, por exemplo, se fizerem várias camadas, é mais fácil que elas se deteriorem. Depois de limpar o cabelo, e para que as pontas não se quebrem novamente, o cabelo deve ser hidratado semanalmente ou de quinze em quinze dias.