As tinturas químicas danificam e enfraquecem o cabelo a longo prazo, tornando seu uso repetido menos que ideal. Felizmente, na natureza existem muitas substâncias com excelente poder corante. Além disso, tingir os cabelos com tintas DIY ajuda a obter cores mais naturais e menos intensas, que são rapidamente reversíveis caso o resultado obtido não seja o esperado. Agora, com este guia curto e simples, vou aconselhar e sugerir a melhor forma de pintar o cabelo naturalmente: veja como fazer com chá, café e outros temperos facilmente disponíveis.
Para obter um efeito acastanhado, podemos começar imediatamente com o uso de café ou chá preto. O processo é muito simples: basta preparar um café bem forte e intenso. O mesmo vale para o chá. Depois de esfriar, aplique nos cabelos molhados e deixe agir por pelo menos meia hora. Após enxaguar e lavar com shampoo, você pode repetir a operação imediatamente se quiser acentuar mais a cor escura. Para cabelos já escuros (castanhos ou pretos), além desses dois preparos simples, também podem ser utilizadas cascas de nozes, casca de cereja ou cravo. Basta preparar uma espécie de chá de ervas em uma panela, deixar ferver por cerca de vinte minutos e, depois de esfriar, aplicar conforme ilustrado anteriormente para o chá ou café.
Muito mais simples de fazer é o tipo de chá de ervas para quem tem e quer adicionar reflexos loiros ou claros. Neste caso, você precisará de uma bela infusão de camomila ou de gengibre: ambos os ingredientes podem ser encontrados em lojas de ervas a preços muito razoáveis.
Para quem quer reflexos vermelhos ou realçar o tom natural, pode preparar um chá misto de ervas à base de cravo, páprica e rosa mosqueta. A diferença das outras infusões é que esta, além de esfriar, também deve ser filtrada para evitar que o pó de páprica se acumule nos cabelos.
Um pouco mais complicada é a questão de cobrir os cabelos grisalhos. Nem sempre é fácil obter bons resultados com corantes naturais, pois muitas vezes são necessários corantes profissionais. No entanto, você pode obter bons resultados com um corante forte como a noz preta, que dura mais e tinge visivelmente.
Quem tem a sorte de não ter cabelos excessivamente brancos, mas sim em tons de cinza, pode simplesmente cobri-los com infusões de sálvia seca e alecrim, dissolvendo-os em duas xícaras de água bem quente, mas não fervente. O melhor é aplicar as cores uma vez por semana até atingir a tonalidade preferida. Assim que obtiver o tom desejado, pense que para renová-lo basta preparar a infusão uma vez por mês.
Com essas dicas, você pode tingir seu cabelo de forma natural, saudável e sem os danos das tinturas químicas.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo, faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabelereiro e seu dermatologista.