Receita fácil com explicação detalhada para um deliciosos almoço fácil com batatas gratinadas como guarnição para outros pratos. Conheço poucos alimentos tão versáteis como as batatas, existem mil maneiras de prepará-los e são sempre deliciosos, tudo é sempre melhor com algumas batatas, que são baratas e fáceis de preparar. Então, hoje o assunto é sobre batatas.
Proponho batatas gratinadas, uma versão muito fácil e simplificada do gratinado Dauphinois, que também é muito mais leve porque não vamos adicionar creme e com isso vamos subtrair muitas calorias do prato.
Ligamos o forno a 220ºC com aquecimento para cima e para baixo sem ventilador para que ele pré-aqueça. Descasque as batatas e corte-as em fatias muito finas com uma faca muito afiada ou um mandolim, fiz com este último na posição de 2 mm.
Colocamos em uma tigela, adicionamos o restante dos ingredientes e misturamos bem para que fiquem o máximo possível. Unte uma assadeira – ou duas fontes individuais – e coloque as batatas, empilhando-as para que tenhamos uma altura de cerca de 3 centímetros.
Asse por cerca de 30 minutos a 220ºC até que a superfície esteja dourada ao nosso gosto e quando você espetar as batatas com um garfo elas estejam macias – se percebermos que estão dourando demais por cima, mas ainda duras, cobrimos com papel alumínio até terminarem de fazer.
Na verdade, a parte mais complicada desta receita de gratinado de batata é cortar as batatas bem fininhas se você não tiver um mandolim, mas também pode ser feito rapidamente com a ajuda do próprio descascador de batatas.