O bolo red velvet, é um bolo cuja origem remonta à Segunda Guerra Mundial, quando um chefe de pastelaria, fazendo uso extremo da cozinha devido a momentos de escassez, recorreu à beterraba para fazer um pão de ló vermelho, fofo e úmido.
O bolo Red Velvet como o conhecemos hoje não é mais cozido com beterraba, mas usa cacau e corante alimentar para dar aquele vermelho característico.
Assim, depois de adicionar sua cobertura de cream cheese, faz do Red Velvet um dos bolos e pedidos mais desejados nas diferentes padarias e cafés do mundo. Desse modo, agora com esta receita você pode colocar em prática em sua casa.
Adicionamos o limão ao leite para obter um leite cortado (coalhado) caseiro. Deixe esta mistura descansar por 10 minutos. Em uma tigela bata os dois ovos com o açúcar até clarear. Adicione o óleo e o extrato de baunilha. Então, bata até que os ingredientes estejam integrados.
Peneire a farinha juntamente com o cacau. Assim, uma vez peneirado, adicionamos a mistura da tigela e batemos tudo, até vermos os ingredientes integrados. Em seguida, adicione o creme de leite à mistura, batendo suavemente. Pré-aqueça o forno a 170°C para assar o bolo.
Em uma xícara, misture o bicarbonato de sódio com o vinagre branco, e adicione rapidamente à massa e certifique-se de que esteja bem distribuído por ela. Então, para obter esse vermelho intenso no bolo, usamos corante alimentar em gel, adicionamos à mistura e espalhamos uniformemente.
Distribuímos a massa do bolo em três formas de 15 centímetros de diâmetro, untadas com manteiga, e de preferência moldes removíveis. Levamos ao forno pré-aquecido a 170ºC. Assim, o forno deve ser pré-aquecido porque as massas que carregam bicarbonato não podem descansar.
Asse por 20 minutos ou até que ao enfiar um palito no bolo ele saia limpa. Recém-saídos do forno, deixe-os descansar em uma grade por 10 minutos. Então, para fazer a cobertura de cream cheese, coloque a manteiga em temperatura ambiente na tigela da batedeira e bata na velocidade máxima com a pá por cinco minutos.
Quando o tempo passar, peneire o açúcar de confeiteiro por cima e bata em velocidade baixa até ficar levemente integrado. Em seguida, aumentamos a velocidade e batemos até ver o açúcar de confeiteiro integrado. Então, adicione o cream cheese e continue batendo por mais dois minutos para integrá-lo totalmente à mistura. Assim, coloque a cobertura sobre o bolo e também como recheio.