Aprenda a fazer Portokalopita: o típico bolo de laranja grego

Publicado por
Yanara Cardeal
Aprenda a fazer Portokalopita: o típico bolo de laranja grego

Aprenda a fazer Portokalopita: o típico bolo de laranja grego

Nada mais bonito do que viajar para outro país ou cultura através de seus sabores. Se quer descobrir o mundo e mergulhar na pastelaria grega, o seu livro de receitas não pode faltar portokalopita . Este é um clássico nas casas da Grécia e costuma ser consumido com uma xícara de café de sobremesa.

Como fazer portokalopita

O ingrediente principal do portokalopita é a laranja. Além desta característica, este bolo caracteriza-se pela massa filo, o que lhe confere uma textura diferenciada e requintada dos demais.

Em relação à massa fina, são elas próprias folhas muito finas que ficam crocantes depois de cozidas e que lembram massa folhada. Outra peculiaridade do bolo é que ele não contém farinha. Este ingrediente é substituído por massa filo assada. O resultado é uma consistência muito atrativa durante a secagem. Depois, é necessário banhar com um pouco de xarope ou xarope para ficar suculento, dando-lhe um sabor espetacular.

Anote tudo o que você precisa para preparar esta receita exposta por Hogar Manía.

>>Prepare deliciosos bolinhos de bacalhau assados

Ingredientes

  • Massa filo em folhas: 400 gramas;
  • Laranjas: 2 unidades;
  • Açúcar: 150 gramas;
  • Ovos de tamanho grande: 4 ovos;
  • Essência ou extrato de baunilha: 1 colher de sopa;
  • Óleo de girassol: 200 ml;
  • Fermento em pó ou fermento em pó: 15 gramas (1 colher de sopa);
  • Iogurte grego sem açúcar: 250 gramas;
  • Manteiga e farinha para espalhar o molde: apenas o suficiente.

Ingredientes para o xarope

  • Canela: 1 pau;
  • Água: 350 ml;
  • Laranjas: 2 unidades;
  • Açúcar: 200 gramas.

>>Doce e caseiro: saboreie um delicioso creme em 5 minutos

Modo de preparação

1. Primeiro, coloque papel manteiga no fundo da assadeira. Por cima, coloque as folhas de massa filo uma a uma e embrulhe com as mãos como se fosse uma sanfona. Coloque na assadeira e siga o procedimento até que todas as assadeiras estejam na assadeira.

2. A seguir, leve ao forno a massa filo em forno pré-aquecido a 120º C com o fogo alto e baixo por uma hora, depois retire a assadeira do forno e espere esfriar completamente na gradinha.

3. Aproveite o tempo em que a massa filo está assando para ralar a casca das laranjas, limpe bem com antecedência. Em seguida, coloque em uma panela grande e despeje também o suco espremido das duas laranjas. Adicione o açúcar, a água e o pau de canela. Misture tudo bem e leve ao fogo alta temperatura até começar a ferver.

4. Quando começar a ferver, baixe a temperatura para médio-baixo e espere cozinhar mais 5 minutos. Portanto, desligue o fogo, tampe a panela e espere esfriar completamente.

Preparação do bolo

5. Depois de fazer isso, esfarele a massa filo fria em uma tigela grande e guarde para depois. Lave a laranja, rale a casca e reserve.

6. Coloque os ovos em uma tigela e bata-os com a vareta elétrica até que comecem a espumar. Agora, acrescente o açúcar em forma de chuva sem parar de bater. Em seguida, continue batendo por 10 minutos. Os ovos têm que ser muito espumosos.

Adicione o azeite, a baunilha e a casca ralada das laranjas. Bata em velocidade baixa por alguns minutos. Em seguida, adicione os iogurtes e o fermento. Bata um pouco mais.

7. Em seguida , passe uma espátula nas laterais e no fundo da tigela e vá adicionando aos poucos a massa folhada esfarelada. Integre bem com a espátula da mistura anterior. Desta forma, obterá toda a massa folhada bem incorporada na massa.

8. Agora é a hora de preparar o molde fixo. Pincele com azeite ou manteiga, polvilhe um pouco de farinha, acrescente a massa e espalhe bem. Alise a superfície para que tudo fique homogêneo e decore por cima com algumas rodelas de laranja.

9. Quando estiver tudo pronto, leve ao forno a 180º C. Aquecer para cima e para baixo. Cozinhe por 40 minutos. Quando estiver bem dourado e passado o tempo mencionado, retire o bolo do forno. Passe a calda por uma peneira e banhe a portokalopita, ainda quente, com a calda fria.

10. Deixe o bolo esfriar depois de banhá-lo com toda a calda. Você pode deixar na geladeira ou em temperatura ambiente.

>>3 maneiras originais de fazer maionese com sabor caseiro