Aprenda a fazer máscara de tecido em casa e como usar corretamente.
No início da pandemia de coronavírus, as máscaras cirúrgicas desapareceram das prateleiras das farmácias.
Todo mundo queria garantir as suas, e chegou a faltar para quem realmente precisava, que eram os profissionais de saúde, pessoas doentes e seus cuidadores.
Então, logo começaram a surgir os tutoriais de como fazer máscara de tecido.
Agora que a pandemia chegou de verdade ao Brasil e os casos de infectados continuam aumentando, o ministro da saúde já anunciou que as pessoas que quiserem, podem sim usar máscara de tecido para ajudar na proteção.
Mas, é importante deixar claro que essas máscaras não são uma garantia de estar protegido e não servem para todas as ocasiões. Veja quais são os cuidados que deve ter, e depois veja como fazer a sua.
A máscara de tecido é uma forma de evitar entrar em contato direto com as gotículas de saliva das pessoas quando elas tossem ou espirram. Mas é uma proteção limitada.
Essa máscara não deve ser usada por médicos e enfermeiros, por exemplo, pois não é o bastante para proteger quando se está em contato constante com pessoas contaminadas.
Além disso, para que a máscara seja mais eficiente, é importante que ela tenha duas camadas de tecido para que seja mais grossa, e que fique bem presa ao rosto, sem folgas nas bochechas ou sobre o nariz.
Mesmo que seja uma máscara reutilizável, ela não pode ser compartilhada com outras pessoas. Cada um deve ter as suas, e elas devem ser lavadas separadamente.
Qualquer tipo de tecido serve para fazer as máscaras, desde que sejam tecidos muito bem higienizados.
Não é necessário usar sua máscara dentro de casa.
Se for uma pessoa contaminada, é melhor que use máscaras cirúrgicas descartáveis, e não as de tecido. Essa dica vale também para os cuidadores de pessoas contaminadas.
Use sua máscara de tecido sempre que precisar sair de casa, e leve uma extra, caso precise trocar.
Leve também uma sacolinha para colocar a máscara suja dentro, evitando o contato dela com outras superfícies.
Sempre que tossir ou espirrar, troque a máscara. E mesmo quando não tossir ou espirrar, deve trocá-la após 2 horas de uso. A máscara deve ficar em uma sacolinha até a hora de ser lavada.
A partir do momento em que você colocar a máscara, não deve mais tocar no tecido.
Na hora de tirar, retire pelo elástico nas laterais e coloque direto na sacola. Lave as mãos em seguida e só depois coloque a máscara limpa.
A forma de manter as máscaras desinfetadas é simples. Você pode lavar em uma bacia (somente as de uma pessoa por vez), usando uma mistura de água e sabão ou água com água sanitária. Depois é só deixar secar ao sol.
Dicas Online