É uma receita típica do sul da Europa, especialmente de Portugal. É neste país que o bacalhau mexido é considerado uma das receitas mais populares da sua gastronomia.
Também um prato muito conhecido, tradicionalmente preparado especialmente na Páscoa, onde o bacalhau é um dos ingredientes estrela deste tipo de preparação. Esta receita é preparada com apenas 5 ingredientes. Opcionalmente, você pode adicionar pimentas.
O importante nesta receita é a técnica que vamos usar. Há muitas maneiras de fazer ovos mexidos -em banho-maria, adicionando os ovos diretamente na preparação…- Mas, sem dúvida, há uma técnica que eu adoro. Vou relacioná-lo abaixo, neste caso, com uma corrida de bacalhau como exemplo.
Para começar a elaboração, numa panela colocamos o bacalhau desfiado e cobrimos com água. Aqueça em lume alto e pouco antes de começar a ferver, desligue o lume e deixe o bacalhau repousar na água cerca de 10 minutos. Após esse tempo, escorra a água do bacalhau e reserve em um prato.
Continuamos com a preparação dos nossos ovos mexidos de bacalhau. Num prato, dos 5 ovos, colocamos 4 inteiros e apenas a gema do 5º. Esta gema dará uma cremosidade extra à nossa receita. Batemos tudo bem, sem adicionar sal no momento.
Em seguida, adicione esta mistura a uma panela alta. Aquecemos em fogo médio-alto e com uma colher de pau, mexemos vigorosamente sem parar. Se você perceber que o calor está indo muito – que a temperatura sobe muito – retire-o do fogo por um momento, sem parar de mexer. Quando volta a uma temperatura adequada, voltamos a panela ao fogo.
Depois de alguns minutos, repetindo essa técnica e, sem parar de mexer em nenhum momento, veremos que ela começa a engrossar. No final, deve estar coagulado mas também veremos parte da gema ainda não completamente coagulada. Não pretendemos fazer uma omelete partida, mas sim uma cremosa mexida de bacalhau.
Feito isso, retiramos definitivamente a panela do fogo e adicionamos o bacalhau. Agora adicionamos sua parte de sal e um pouco de óleo, que dará o toque final. Misture um pouco para integrar todos os ingredientes e coloque em um prato. Se o ovo mexido, quando adicionado ao prato, cair lentamente, estará no ponto.
Se cair em um bloco, teremos passado do ponto de cozimento e se cair muito rápido no pato, estará cru. Estamos em busca do meio-termo. Polvilhe um pouco de salsa picada por cima e sirva imediatamente.
Experimente esta técnica para preparar um mexido de bacalhau. É muito fácil e o resultado é espetacular! Podemos incluir esta receita nas receitas de Páscoa, onde também encontramos almôndegas de bacalhau com molho verde, grão-de-bico com espinafres ou mesmo bacalhau pil-pil.