Apple é multada por propaganda enganosa de resistência à água no iPhone.
As autoridades europeias afirmam que a Apple se envolveu em práticas comerciais “enganosas” e “agressivas” ao fingir que os iPhones são à prova d’água.
Promover seus iPhones como à prova d’água, sem esclarecer devidamente os limites desse recurso ou cobrir danos causados pela entrada de líquidos dentro da garantia, é uma estratégia de marketing que custou à Apple uma multa milionária na Itália.
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Em novembro, a Autoridade Antitruste do país (AGCM) anunciou que impôs uma multa de 10 milhões de euros (cerca de 12 milhões de dólares) ao gigante da tecnologia por “duas práticas comerciais desleais” após uma investigação iniciada por reclamações dos consumidores.
O primeiro está relacionado com a divulgação de mensagens promocionais em vários modelos de iPhone, em que a empresa destacou que os seus telefones eram resistentes à água a uma profundidade de um a quatro metros dependendo da equipa e por um período máximo de 30 minutos.
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No entanto, o AGCM considerou essas afirmações enganosas, uma vez que os materiais publicitários não esclarecem que essa propriedade só se aplica em condições específicas como, por exemplo, durante testes laboratoriais controlados com água pura.
Por outro lado, o regulador descreveu a isenção de responsabilidade incluída na garantia do telefone como práticas comerciais “enganosas” e “agressivas”, onde a Apple aponta que “não cobre danos causados por líquidos”, apesar do destaque que dá resistência à água em seus anúncios.
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Da mesma forma, a subsequente recusa da empresa em prestar assistência em garantia nestes casos também foi considerada uma tentativa de evasão ao exercício dos direitos do consumidor, que são reconhecidos pela legislação do país europeu em matéria de garantia e pelo Código de consumo.
As reivindicações promocionais citadas pela Autoridade Antitruste italiana estão relacionadas aos modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.