App da Anatel pode te ajudar a economizar nas contas de celular e internet.
Do Jornal Extra – Trocar de operadora de telefone, internet ou TV por assinatura nunca é tarefa fácil, mas uma ferramenta lançada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode ajudar nessa missão. Com o aplicativo Anatel Comparador, o consumidor consegue analisar as ofertas para cada serviço na região onde mora e avaliar não apenas o preço, mas também qual plano atende melhor suas necessidades.
>Atualização no WhatsApp permitirá usá-lo em até quatro dispositivos
Por enquanto, o usuário só consegue visualizar os planos de telefonia fixa e celular, banda larga fixa e TV por assinatura individualmente, mas, no futuro, será possível comparar preços de combos de dois ou mais serviços. “A inclusão de combos já está em desenvolvimento para ser um novo módulo do Anatel Comparador. Entretanto, ainda sem um prazo definido para implementação”, informou a agência.
>Projeto de lei garante aposentadoria especial para trabalhadores de aplicativos
A plataforma é gratuita e está disponível para aparelhos com sistema Android ou iOS. No lançamento virtual do app, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, destacou que transparência é fundamental nas relações de consumo e afirmou que ela dá credibilidade ao mercado.
“A ferramenta Anatel Comparador tem como base o fortalecimento da qualidade dos serviços e de escolha dos usuários” disse Morais.
>Consulte seu CPF grátis pela internet: descubra se o seu nome está sujo
Para o superintendente de Competição da Anatel, Abraão Balbino, a possibilidade de o usuário comparar ofertas, atributo a atributo, fará com que ele avalie com precisão aquilo que lhe interessa:
“O aplicativo é uma plataforma neutra, não há nenhum tipo de viés a favor da oferta A ou B, e a responsabilidade em prestar as informações é das prestadoras.”
>Projeto oferece auxílio-conexão para pessoas de baixa renda acessar à internet
Vale lembrar que, no mês passado, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou uma lei que proíbe as operadoras de TV por assinatura, telefonia e internet de cobrar multa por cancelamento de contrato, portabilidade para outra operadora ou mudança de plano, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.
>Projeto libera internet gratuita para quem recebe Bolsa Família ou auxílio emergencial
>Aprenda ouvir áudios no Whatsapp sem que o sinal azul de visto apareça