Aposentados e pensionistas do INSS terão que fazer selfie para não perder o benefício: Veja vantagens e desvantagens.
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) já pode começar a ir se preparando para a pose da selfie, que vai envolver outros procedimentos tecnológicos. Esse procedimento faz parte da nova Prova de Vida anual que será feita pelo celular, com biometria, sem a necessidade de ir a uma agência bancária. Ou seja, tudo será feito de casa.
Isso será possível devido à tecnologia de reconhecimento facial por meio de uma Selfie, onde o beneficiário ira fazer um autorretrato com o celular. A fotografia vai passar por uma verificação de um programa de computador.
Além da Selfie, no próprio celular do aposentado ou pensionista, será feita uma biometria, utilizado as impressões digitais do segurado, tamanho da mão, voz e até mesmo a íris dos olhos. Nesse primeiro momento, a expectativa é que cerca de 600 mil aposentados e pensionistas da autarquia sejam selecionados para fazer o teste do procedimento. Veja abaixo as vantagens e desvantagem de fazer o novo procedimento.
Apesar da expansão do uso da tecnologia, a autenticação biométrica ainda gera desconfiança em aposentados e pensionistas, que têm dúvidas sobre a segurança dos dados. Veja as vantagens e desvantagens.
>Bancos procuram aposentados e pensionistas do INSS que esqueceram atrasados na conta
>Vai ter décimo quarto (14º) salário para aposentados e pensionistas do INSS este ano?
>O que acontece com os aposentados do INSS que não fizerem a nova Prova de Vida no Celular?
>INSS faz alerta sobre novo golpe contra aposentados e pensionistas descoberto hoje
Prova de Vida é comprovação de que a pessoa está e evitar que o seu pagamento seja bloqueado. Todos os segurados do INSS que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético, devem comprovar, anualmente, que estão vivos. Isso serve para dar mais segurança segurado, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
>Pagamentos do INSS começam a partir do dia 27: veja o calendário