Aposentados e pensionistas do INSS são vítimas de novo golpe; veja o que diz o órgão

Publicado por
Jerffeson Brandao

Não é de agora que os aposentados e pensionistas são o público alvo para serem vítimas de golpes de quem busca roubar o dinheiro dos benefícios que eles recebem. Agora, um novo tipo de fraude relacionado ao Instituo Nacional do Seguro Social – INSS foi percebido no estado de Santa Catarina.

 

Nesta semana a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina, (Feapesc) recebeu informações de que no estado algumas pessoas estavam recebendo ligações e até um protocolo via aplicativo de mensagem WhatsApp do INSS, para adquirir um novo cartão para o benefício.

 

Ao buscar informações junto ao órgão, mesmo que ele não tivesse feito nenhuma divulgação oficialmente, a não ser pelo portal e o pelo aplicativo MEU INSS, a Feapesc constatou que se tratava de novo golpe contra aos beneficiários.

Em alguns casos nossos associados receberam a ligação e até mesmo um protocolo de atendimento.

 

Os relatos são de que os aposentados  estão recebendo ligação de uma pessoa que  diz ser do INSS e está oferecendo o cartão novo de vida (cartão novo do INSS). Em alguns casos esta pessoa possui informações do beneficiário, mas pede que o aposentado envie foto do RG e CPF para confirmação e assim receberá o suposto cartão, que segundo o golpista – este novo cartão oferecido pelo INSS serve  para  a prova de vida além de possibilitar que o segurado realize pagamentos e além disso, tenha acesso a empréstimos.

 

Ainda há casos que a pessoa passa um número de protocolo e ainda fornece um 0800 (08002970500).

 

O que diz o INSS?

 

O INSS confirma que este é mais um golpe contra o aposentado e Pensionista. Que este suposto “cartão novo de vida” é uma invenção de alguém mal-intencionado que se faz passar por servidor do INSS para lesar cidadão.

 

Orientações:

 

– O INSS não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone;

 

– Todos os serviços do INSS são gratuitos;

 

– Não utilize intermediários para entrar em contato com o INSS;

 

– Em hipótese alguma, deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

 

– Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 ou acesse o Meu INSS, o portal de serviços do INSS na Internet, disponível também na forma de aplicativo para celulares;

– Não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos;

 

– Em caso de golpes, registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135.