Aposentados e pensionistas do INSS chegam ao limite
Os preços de energia, gás e comida estão subindo rapidamente em todo o país. Sem contar que o aumento do preço da gasolina não respeita níveis de renda. A grana tem que dar pra comprar alimentos, remédios, pagar consultas médicas e até mesmo aluguel.
Essa é a situação da maioria dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Assim vive seu Raimundo Oliveira que começou a receber sua aposentadoria há 10 anos, após ter planejado sua aposentadoria com bastante antecedência. Depois de apontar que está triste com o cenário, disse que hoje “sua maior preocupação é olhar para um horizonte que parece escuro, com tudo aumentando e qualidade vida caindo. Você pode ver e perceber que parece que os políticos não estão vendo o que está acontecendo com aposentados do INSS”.
Uma das frases mais repetidas nos últimos meses é: meu Deus, como tudo é caro, que absurdo! Ouvimos depois de encher o tanque do carro, pensamos nisso enquanto enchemos o carrinho no supermercado e, claro, pronunciamos quando chegam as temidas contas de água e luz.
A primeira coisa que vou dizer a você é que não, isso não é sua imaginação. Os preços realmente aumentaram. E os aposentados e pensionistas do INSS chegaram a seus limites.
Décimo quarto salário do INSS será um alívio
Muitos segurados estão se perguntando porque o 14º quarto salário não é liberado? Porque esse projeto esta travado na Câmara? A resposta só os parlamentares têm.
Para quem não sabe, a proposta do décimo quarto está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da câmara dos Deputados, aguardando seu envio para o Relator.
Caso seja aprovado, cada segurado do INSS vai receber até dois salários mínimos, que chega a R$ 2.424. O primeiro pagamento estava previsto para este mês de março, contudo, a proposta ainda não foi votada pelo parlamentares.
De acordo com o texto do Projeto, terá direito a grana todos os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão).
A Boa Noticia é a liberação do 13º salário
Na última semana, o INSS liberou a antecipação do 13º salário. Um verdadeiro alívio para os beneficiários do INSS.
Os pagamentos da primeira parcela começam no próximo mês a partir do dia 25 de abril e segue até o dia 7 de maio. Já a segunda parcela será paga de 25 de maio a 7 de junho. A medida vai aliviar as contas dos segurados. Veja o calendário completo aqui.