Aposentados do INSS que receberem essa ligação não informe seus dados
Golpes em aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) estão se multiplicando todos os dias. A velocidade com que a crise obrigou grande parte dos segurados a mergulhar em ambientes digitais e resolver muita coisas por telefone sem levar em conta aspectos básicos de segurança tornou-se uma oportunidade para os criminosos e novos golpes estão acontecendo, como é o caso de aposentados e pensionistas do INSS. A nova fraude da vez é por meio de ligação telefônica.
De repente o seu celular toca, você atende e logo soa uma voz gentil a lhe cumprimentar te chamando pelo nome. O golpista se apresenta e diz que trabalha na rede bancária onde você tem conta.
Depois que os criminosos têm os dados como telefone e nome, eles ligam para os aposentados do INSS fingindo ser o banco. Após informar ao cliente sobre supostos movimentos estranhos em sua conta, os fraudadores pedem para confirmar o número da conta e senha do cartão.
Para aumentar a credibilidade desse golpe, os criminosos até fingem que as ligações passam por diferentes departamentos, e em certos casos até reemitem um SMS notificando-os do processo que está sendo realizado.
Eles ainda informam rapidamente que a ligação está sendo gravada e monitorada para sua segurança.
Com este mecanismo de engano, os ladrões têm acesso a contas bancárias, e fazem transferências e pagamentos enquanto se comunicam com os fraudados, a quem pedem as senhas necessárias para aceitar esses movimentos.
A primeira regra que não devemos esquecer é que senha ou dados pessoais nunca devem ser fornecidos por nenhum canal, muito menos por telefone.
É importante destacar que as entidades bancárias podem se comunicar com os seus clientes por telefone caso haja algum problema, mas que em caso algum vão exigir senha ou dados bancários.
Fique atento! De acordo com a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, o cliente deve sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados. Ainda segundo a organização, é importante ressaltar que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.
Ao receber uma ligação suspeita, o segurados do INSS devem desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa história. Em caso de fraude, ligue imediatamente para a Central de Atendimento do seu banco e solicite o bloqueio do cartão.