Aposentados do INSS podem ter suspensão por falta de atualização. O INSS convocou todos os beneficiários para atualizar os dados.
A falta de atualização dos dados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode gerar dor de cabeça para quem receber aposentadorias, pensões e auxílios pagos pela Previdência Social. Os beneficiários podem ter beneficio suspenso até que os dados sejam atualizados. Mas esse é apenas um dos problemas gerados pela não atualização. O alerta foi feito na última semana pelo próprio órgão ao convocar beneficiários pra fazer a atualização dos dados.
Neste momento, a principal exigência do INSS, é que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS devem manter os dados, como endereço, e-mail e telefone, entre outros, atualizados no instituto.
“Toda comunicação é feita por carta ou e-mail, quando cadastrado. Caso o INSS precise comunicar com o segurado e não tiver sucesso, ele geralmente suspende o benefício até que o segurado apareça”, acrescenta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Vale destacar que essa atualização não é a prova de vida feita anualmente pelos segurados.
Exemplo: No pente-fino que está acontecendo, teve beneficiários que tiveram o benefício bloqueado, justamente porque o INSS não conseguiu contata-lo. Isso fez com que o beneficiário não recebesse a carta, ou e-mail. Desta forma, muitos perderam o prazo para apresentar a documentação solicitada pelo órgão, gerando uma dor de cabeça ainda maior. Por isso, mantenha seu endereço, telefone e-mail sempre atualizados.
Exemplo: Ao mudar de cidade ou bairro, o segurado deve solicitar a transferência do benefício para a nova localidade. Para isso, é necessário agendar o serviço na Agência do INSS mais próxima do novo endereço.
De acordo com INSS, a atualização se faz necessária para que o INSS mantenha o segurado sempre informado sobre o seu benefício e eventuais problemas. Para receber as correspondências oficiais do INSS, por exemplo, é preciso manter o endereço sempre atualizado junto à instituição.
A atualização pode ser feita pela internet ou por telefone.
No Meu INSS, é necessário fazer login, com uso do CPF e senha. Na coluna à esquerda, o beneficiário deve clicar em “Alterar dados de contato”. Em seguida, abrirá uma tela com os campos de endereço, e-mail e telefone, que podem ser atualizados pelo usuário.
Esse serviço também está disponível na Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É necessário informar dados como número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF do beneficiário para realizar a atualização.
Para obter outras informações ou agendar serviços, o interessado deve ligar para a Central Telefônica 135, de 7h às 22h, de segunda a sábado, ou acessar o Portal www.inss.gov.br.
Vale destacar que essa atualização de dados no INSS não é a Prova de Vida feita anualmente por aposentados e pensionistas que recebem por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Como regra geral, a Prova de Vida é um procedimento diferente e deve ser feito na instituição bancária em que o beneficiário recebe o benefício. Existem bancos que utilizam a data do aniversário da pessoa, assim como há os que convocam o beneficiário no mês anterior ao vencimento da prova de vida. Basta apresentar um documento de identificação com foto como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, por exemplo. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.