O sonho de ter uma casa própria não se restringe aos jovens trabalhadores do Brasil ou às pessoas de meia idade. Aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também podem desejar conquistar o imóvel próprio para curtir a melhor idade sem se preocupar com aluguel ou outras despesas.
Contudo, na hora de procurar uma casa ou apartamento, o valor de muitos empreendimentos pode assustar bastante. Com isso, algumas pessoas se perguntam se mesmo os aposentados do INSS podem fazer financiamento imobiliários. Afinal de contas, estamos falando de uma dívida que pode chegar a 420 prestações, ou seja, 35 anos.
Sim, é possível que aposentados do INSS façam financiamento de imóvel. Contudo os segurados podem fazer isso desde que atendam aos requisitos das instituições financeiras e estejam dentro dos limites de idade e renda pré-estabelecidos por elas.
Para isso, o aposentado deve comprovar que possui capacidade financeira de arcar com as parcelas do contrato.
Vale lembrar que existem diferentes tipos de financiamento de imóvel, como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), cada um com suas próprias regras e limites.
Por isso, é importante buscar informações detalhadas junto ao banco ou à instituição financeira escolhida antes de iniciar o processo de financiamento. Cada uma possui critérios de idade e de renda únicos e individuais.
Não existe, por lei, uma idade que seja limite para fazer o financiamento. No entanto, a regra é aplicada de forma informal pelos bancos e instituições financeiras. Isso afeta diretamente os aposentados do INSS, que possuem mais de 65 anos, na maioria dos casos.
A idade máxima para fazer financiamento de imóvel pode variar de acordo com a instituição financeira e o tipo de financiamento escolhido. No entanto, é comum que os bancos e estabeleçam um limite máximo de idade para a concessão do crédito, visando garantir que o financiamento seja quitado dentro do prazo estipulado.
Geralmente, o limite máximo de idade varia entre 75 e 80 anos na maioria dos casos. Ou seja, se a pessoa tiver uma idade que ultrapassa esse número, é possível que encontre dificuldades para obter aprovação do financiamento.
Contudo, a renda e o patrimônio podem contribuir, já que são ferramentas a serem usadas cem consignação ou garanti para um crédito maior.
De qualquer forma, é importante lembrar que o limite de idade não é o único critério levado em conta pelas instituições financeiras na hora de aprovar um financiamento. Isso vale tanto para aposentados do INSS quanto para qualquer outra pessoa.
A renda e o histórico de crédito do solicitante também são fatores considerados e decisivos no momento de fechar o negócio.
Se pensarmos que o limite de idade é de 80 anos, em muitos casos. Uma pessoa que faça um financiamento aos 65 anos de idade, poderá pagar 15 anos, no máximo.
Sendo assim, os aposentados do INSS podem conquistar uma dívida imobiliário com até 180 vezes. Contudo, os critérios apontados acima podem mudar de acordo com idade e renda.