Boas notícias estão chegando para um grupo muito especial da nossa população. Uma decisão recente pode mudar o cenário para muitos, trazendo alívio e sorrisos. Continue lendo e descubra o que está por vir!
Este grupo, que tanto já contribuiu para a sociedade ao longo dos anos, merece reconhecimento e suporte. Os últimos tempos têm apresentado desafios, mas novas medidas estão surgindo para garantir mais estabilidade e bem-estar. Acompanhe as novidades e veja como elas podem impactar positivamente a vida de muitos!
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (25), o projeto de autoria do senador Mauro Carvalho (União/MT) que visa incentivar a criação de postos de trabalho para aposentados. Assim, acaba eliminando a obrigatoriedade da cobrança do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da Contribuição Previdenciária sobre a remuneração recebida por esses empregados.
Além disso, o projeto propõe a isenção total da contribuição à Seguridade Social e mobiliza o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para criar um cadastro único que facilitará a colocação desses trabalhadores no mercado.
O senador Mauro Carvalho enfatiza que essa iniciativa é uma forma de inclusão social e não retira oportunidades de trabalho de outros profissionais, mas sim contribui para o fortalecimento da economia do país.
“Vamos atrair novos empregos, não estou tirando emprego de nenhum jovem do mercado de trabalho, muito pelo contrário. Se tenho uma empresa que emprega dez pessoas e estou contratando a 11ª, posso dar a oportunidade para contratar um aposentado”, destacou o senador.
Carvalho também ressalta que essa medida poderia ser uma solução para os desafios financeiros e sociais enfrentados pelos idosos, que muitas vezes desejam continuar trabalhando.
“Como empresário, posso afirmar que uma equipe que inclui profissionais mais experientes traz benefícios significativos. A interação diária com os jovens gera um ambiente produtivo. São pessoas qualificadas, éticas e capazes de transmitir conhecimento”, acrescentou.
O senador Jayme Campos (União/MT), relator da proposta, expressou seu apoio ao projeto, destacando que ele não prejudicará ninguém e demonstra uma preocupação legítima com os idosos.
Campos enfatizou que o Brasil possui cerca de 17 milhões de aposentados que não estão mais no mercado de trabalho, e grande parte deles tem a capacidade física e mental para retornar à vida profissional. O projeto agora segue para a apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados, onde será debatido em busca de uma possível aprovação.