Aposentado do INSS é agredido por dizer que não ter dinheiro e ouro para entregar a ladrões.
A violência contra idosos e aposentados do INSS, principalmente idosos no Brasil, sofrem com agressões verbais e físicas e precisam ser combatidas. Os avanços tecnológicos da medicina têm permitido um aumento expressivo e contínuo na expectativa de vida da população. Porém, não podemos esquecer as vulnerabilidades da terceira idade. E, lamentavelmente, a violência contra o aposentados aumenta enquanto aumenta a idade média da população.
Em um dos casos mais recentes, um aposentado do INSS de 85 anos foi covardemente agredido por três ladrões que invadiram a sua casa, depois que disse aos bandidos que “não tinha dinheiro nem ouro para dar a eles”.
>INSS mostra como aposentados e pensionistas vão desbloquear empréstimos em 30 dias
De acordo com o site O LIVRE, do estado do Mato Grosso, consta no boletim de ocorrência, que o filho da vítima, de 53 anos, saiu por pouco tempo de casa e deixou o pai sozinho.
Quando ele chegou, o assalto e as agressões já haviam acontecido. Os três ladrões entraram na casa assim que o filho saiu e anunciaram o assalto já perguntando por dinheiro e joias.
>Vídeo mostra como o décimo quarto (14º) salário de aposentados do INSS vem ganhando apoio do Senado
O idoso respondeu que não tinha nenhuma das duas coisas e, após isso, um dos ladrões passou a agredir a vítima com socos. O aposentado chegou a cair no chão com as agressões e sofreu um ferimento na perna.
>INSS pode cancelar aposentadorias e reduzir o valor dos benefícios: entenda
Os bandidos reviraram a casa, encontraram uma bolsa do filho do aposentado com dinheiro e joias de ouro e fugiram. Quando o filho chegou em casa, acionou a polícia, contou o ocorrido e, devido aos ferimentos do idoso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisou ser acionado.
>Veja se o INSS incluiu você para receber até R$ 63 mil do 7º lote de atrasados
Esse caso aconteceu no dia 6 de março deste ano, mas o caso continua gerando repercussão em Cuiabá, cidade onde ocorreu as agressões. Na ocasião, o idoso foi encaminhado para o Hospital Municipal de Cuiabá, onde ficou sob cuidados médicos. O pior é que ninguém foi preso.
>Nem tudo que brilha é a sua aposentadoria: descubra como o novo golpe acontece
Diferentes tipos de violência contra o idoso são tipificados no Estatuto do Idoso. Discriminar ou maltratar uma pessoa idosa pode gerar desde multa até prisão. A pena pode ser aumentada se houver agressão física ou caso o agressor seja responsável pelo idoso.
>INSS pode negar a aposentadoria e benefício de quem não atender a ligação, mas pode ser golpe
Disque 100: as denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana (mesmo em dias não úteis).
>198 mil aposentados, pensionistas e segurados do INSS vão receber bolada de novos atrasados