Ter a casa perfumada é uma prioridade; nada é mais prazeroso do que voltar de um longo dia de trabalho e ser recebido por um aroma agradável. No entanto, isso nem sempre é fácil, principalmente no inverno, quando após o jantar as portas e janelas ficam fechadas, retendo os odores de comida ou fumaça no interior.
Existem muitos perfumistas industriais que podem nos ajudar a resolver esse problema, mas os custos a longo prazo podem sobrecarregar o orçamento, e o pior é que acabamos constantemente respirando produtos químicos.
A natureza pode ser uma aliada nesse caso, de forma simples e econômica. Além disso, dependendo da substância que decidirmos usar, obteremos diferentes benefícios. Neste caso, vamos falar sobre o uso da sálvia.
Todos sabemos que na cozinha, a sálvia é uma verdadeira aliada para dar sabor a assados, mas suas propriedades não se limitam a isso.
Seu perfume tem a capacidade de reduzir a ansiedade e o estresse, auxiliando em casos de nervosismo ou dificuldade para dormir.
Não é só isso, seu poder expectorante é um aliado de asmáticos e de processos inflamatórios do trato respiratório superior.
Para começar, pegue uma boa quantidade de folhas de sálvia. Se você tiver uma planta no jardim, será o ideal; caso contrário, considere a possibilidade de comprar uma. Essa planta é muito resistente e cresce bem até em vasos, por isso, mesmo que não tenha um jardim, é uma boa ideia tê-la dentro de casa.
Para resolver rapidamente situações em que o mau cheiro se espalhou pelos quartos, podemos usar a sálvia combinada com outras especiarias.
Pegue folhas de sálvia, alguns ramos de alecrim, louro e um limão; corte o limão em pequenos pedaços.
Coloque todos os ingredientes em uma panela com água e leve à fervura. O vapor liberado se espalhará pelos ambientes, eliminando o mau cheiro e perfumando toda a casa ao mesmo tempo.