Em Alta

Ao abastecer seu carro, MANDE o frentista fazer isso na bomba para você não se arrepender!

Publicado por
Jerffeson Brandao

Você sabia que um simples detalhe na hora de abastecer seu carro pode fazer uma enorme diferença? Descubra o que acontece quando você pede ao frentista para fazer algo específico na bomba de combustível.

Este segredo, muitas vezes ignorado, pode trazer benefícios surpreendentes para o seu carro. Confira detalhes abaixo!

Ao abastecer seu carro, mande o frentista fazer isso na bomba para você não se arrepender! | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Não perca a chance de se tornar um motorista mais informado e evitar arrependimentos futuros. Continue lendo para desvendar esse mistério que poucos conhecem!

Ao abastecer seu carro, mande o frentista fazer isso na bomba para você não se arrepender!

Uma técnica pouco conhecida, mas eficaz, envolve o uso do modo lento da bomba. Pedir ao frentista para colocar a bomba nesse modo vai te surpreender. Veja benefícios abaixo!

Por que você deve pedir ao frentista para abastecer seu carro com a bomba no modo lento?

A maioria das bombas de combustível tem duas velocidades: lenta e rápida. A velocidade rápida é mais comumente usada, pois é mais rápida. No entanto, abastecer o carro com a bomba no modo lento pode trazer alguns benefícios, como:

  1. Menos formação de espuma:  Quando o combustível é bombeado rapidamente para o tanque, pode causar mais formação de espuma. Esta espuma pode resultar em um desligamento prematuro da bomba, o que pode levar você a pensar que o tanque está cheio quando, na realidade, ainda há espaço para mais combustível.
  2. Evaporação reduzida: Combustíveis, como a gasolina, são voláteis e podem evaporar. Quando você enche o tanque rapidamente, o combustível é agitado e isso pode causar um aumento na evaporação. Teoricamente, ao encher lentamente, você pode reduzir a quantidade de combustível que evapora.
  3. Medição mais precisa: Em alguns casos, bombas que operam em alta velocidade podem não medir tão precisamente quanto aquelas em baixa velocidade, especialmente se houver algum problema com a calibração da bomba. Abastecer lentamente pode ajudar a garantir que você obtenha a quantidade exata de combustível pelo qual está pagando.
  4. Reduz o risco de danos ao sistema de combustível: Abastecer rapidamente pode, às vezes, criar uma pressão excessiva ou causar choques no sistema de combustível do carro. Embora os sistemas modernos sejam projetados para lidar com esses problemas, o abastecimento lento pode minimizar o risco.
  5. Segurança: Encher o tanque lentamente reduz o risco de derramamentos acidentais, que não só desperdiçam combustível, mas também são um risco à segurança.
  6. Economia de Dinheiro: Embora essa não seja uma razão universalmente aceita, alguns argumentam que abastecer lentamente pode dar-lhes mais combustível pelo mesmo preço, especialmente se a bomba estiver calibrada de forma imprecisa em altas velocidades. No entanto, esta é uma área de debate e não é garantido que abastecer lentamente sempre resulte em mais combustível pelo seu dinheiro.

Importante!

Apesar desses benefícios, nem todos os frentistas ou postos de gasolina permitem que os clientes escolham a velocidade de abastecimento. Em muitos lugares, a bomba opera em uma velocidade padrão definida para otimizar o tempo de atendimento. Se você tiver a opção e achar que há benefícios em abastecer lentamente, é uma boa prática a se considerar.

Como pedir ao frentista para abastecer o carro no modo lento?

Para pedir ao frentista para abastecer o carro no modo lento, basta dizer algo como:

  • “Olá, por favor, abasteça meu carro no modo lento.”
  • O frentista saberá o que você está pedindo e ajustará a bomba para a velocidade lenta.

Conclusão

Abastecer o carro com a bomba no modo lento é uma prática simples que pode trazer alguns benefícios, como economizar tempo, dinheiro e reduzir o risco de acidentes. Se você tiver a opção, vale a pena experimentar.