Beleza

Antifrizz: por que as fronhas de seda são o que você precisa?

Publicado por
Yanara Cardeal

Antifrizz: por que as fronhas de seda são o que você precisa? Veja a  seguir informações de especialistas sobre o uso dessas fronhas.

Se você quer um cabelo mais macio e sem frizz, tente dormir em uma fronha de seda. Quando se trata de um sono reparador e de cuidar do cabelo e da pele, parece não haver nada que esta roupa de cama não possa fazer.

Aparentemente, existem alguns benefícios nas fronhas de seda (além disso, a roupa de cama de seda é bonita).

As fronhas de algodão normais tendem a absorver óleos naturais e produtos para a pele enquanto dormimos, o que é especialmente verdadeiro para quem dorme de bruços e de lado. Mas como a seda absorve menos, a pele aparentemente fica mais hidratada, o que é especialmente benéfico para quem tem pele seca.

Mas antes de gastar com uma fronha de seda chique para o seu cabelo, vale a pena se perguntar se há alguma verdade nessas afirmações.

De acordo com o Doutora Dendy Engelman, dermatologista cosmética certificada e cirurgiã de Mohs, “as fronhas não podem reverter ativamente os danos à pele ou ao cabelo. O que eles podem fazer, é manter a pele e o cabelo saudáveis ​​e ajudar a retardar a formação de rugas enquanto você dorme”, informou a dermatologista em entrevista a um portal especialista em beleza.

A especialista acrescentou ainda, que tudo se resume ao material e, mais especificamente, ao quão absorvente é o tecido e quanto atrito ocorre entre a pele, o cabelo e a fronha. Ela aponta a seda como um material macio e de baixa fricção que não aperta a pele, o que significa que não cria vincos ou linhas.

Além do mais, ao contrário do algodão, a seda não retira a umidade da pele nem retém bactérias no tecido, o que pode contribuir para o ressecamento da pele, inflamação e erupções cutâneas.

“Sou um grande fã de fronhas e roupas de cama de seda porque a seda ajuda, e não sabota, seu sono de beleza”, diz Engelman. “Não só parece luxuoso, mas é altamente absorvente (no sentido de que) não retira a umidade da pele e é resistente a absorver quaisquer produtos que você coloque antes de dormir”, ressaltou a dermatologista.

A seda também é uma escolha particularmente boa para quem tem pele sensível, acrescenta Sarah Akram, esteticista licenciada e proprietária da Sarah Akram Skincare. “Se você tem pele sensível, uma fronha de seda pode ser sua salvação. Sua textura leve não irrita a pele”, informou a esteticista durante entrevista sobre o assunto.

Fronhas de seda também podem beneficiar seu cabelo, diz Akram. “Acho que essas fronhas ajudam a melhorar a aparência dos cabelos, principalmente os crespos.”

A esteticista acrescenta que a maciez e a baixa absorção da seda podem ajudar suas madeixas da mesma forma que podem beneficiar sua pele. “Qualquer oportunidade de reduzir a tensão na pele e no cabelo vale a pena”, diz ela.

Uma fronha de seda de qualidade não precisa ser cara, há muitas opções a partir de R$ 10,00 a venda na internet. Outra alternativa econômica com benefícios comparáveis ​​para a pele e o cabelo é o cetim, diz Engelman. “Ele também tem uma textura suave, baixa fricção e absorção mínima, tornando-o uma ótima opção para pele e cabelo.”

Se você está preocupado com as repercussões éticas e ambientais da seda genuína, Engelman recomenda procurar marcas que colhem fios de seda apenas depois que o bicho-da-seda sai do casulo e outras opções. “Você também pode encontrar alternativas de seda feitas de bambu, que produzem uma textura semelhante e os mesmos benefícios para a pele e os cabelos”, concluiu a especialista.

Agora que você sabe por que as fronhas de seda são o que você precisa, busque também a opinião do seu dermatologista sobre o assunto e se puder adquirir a  sua não deixe de fazer o quanto antes.