Ana Maria Braga faz alerta sobre novo golpe das panelas | Recentemente, no popular programa de TV “Mais Você”, a carismática apresentadora Ana Maria Braga trouxe à tona uma prática fraudulenta que tem alarmado diversos cidadãos em diferentes regiões do Brasil: o chamado golpe das panelas.
Mesmo que tal golpe não seja exatamente novo, mas está readaptado, a falta de informação tem levado muitos a se tornarem vítimas dessa cilada.
Como funciona o golpe?
As pessoas são abordadas em locais variados, desde estacionamentos de shoppings, supermercados e até mesmo em praias públicas. Nessa abordagem, é-lhes ofertada uma oportunidade única de adquirir panelas de luxo, frequentemente associadas a marcas estrangeiras renomadas e, em alguns casos, chegaram até a ser vendidas como sendo da marca da própria apresentadora da emissora Globo.
O que atrai muitos consumidores é o preço extremamente convidativo. Aceitando tanto pagamento à vista quanto no cartão de crédito parcelado, muitos são seduzidos pela oferta e decidem fechar o negócio. No entanto, ao chegar em casa, as vítimas rapidamente percebem a baixa qualidade do produto. Em relatos, uma vítima mencionou que, ao limpar a panela com papel-toalha, notou a saída de uma tinta vermelha. Outros ainda foram iludidos com promessas de garantia de até 30 anos – uma oferta completamente irrealista para utensílios de cozinha.
Mas o golpe vai além. Os fraudadores também aproveitam para clonar cartões de crédito, aumentando ainda mais o prejuízo das vítimas. Os danos financeiros têm alcançado valores superiores a R$2.000,00 para algumas pessoas. Embora algumas vítimas tenham conseguido reaver seu dinheiro junto às operadoras de cartão de crédito, aquelas que pagaram em dinheiro não tiveram a mesma sorte.
Como evitar ser enganado
Dada a crescente onda desse tipo de golpe, a Polícia Militar emitiu uma série de recomendações para ajudar a população a se proteger:
- Mantenha-se vigilante: Se for abordado em estacionamentos ou qualquer outro local, procure imediatamente a segurança do local e informe sobre a abordagem.
- Exija comprovação: Antes de concluir qualquer compra, sempre solicite a nota fiscal. Esta é uma maneira de verificar a legitimidade da oferta.
- Informe seus entes queridos: Fale sobre o golpe com sua família, principalmente com os mais idosos, que podem ser mais vulneráveis.
- Denuncie: Se, infelizmente, você se tornar vítima desse golpe, não hesite em registrar um boletim de ocorrência na delegacia policial mais próxima.
Conhecimento é poder. Estar ciente dessas práticas e saber como agir pode ser a diferença entre se proteger e sofrer prejuízos. Mantenha-se informado e sempre desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.