Receitas

Almôndegas de peixe em molho caseiro: uma receita fácil e deliciosa

Publicado por
Evelin Leone

Vá em frente e prepare almôndegas de peixe com molho de tomate caseiro e elas vão surpreendê-lo, e é uma receita muito fácil de fazer. As fáceis almôndegas de peixe em molho, há muito tempo foram pensadas para aproveitar cada grama de carne.

Desde tempos imemoriais, as almôndegas foram concebidas para saciar a fome sem gastar muito dinheiro , este foi um dos pratos mais consumidos e até hoje continuam a manter a sua popularidade. Embora não se saiba com certeza quando essa elaboração foi inventada, sem dúvida a honra da paternidade das almôndegas recai sobre os romanos.

Este prato de almôndegas fáceis de peixe em molho de tomate caseiro é requintado e altamente nutritivo graças às propriedades do peixe em geral. Esses animais marinhos possuem ótimas propriedades de proteínas e minerais essenciais, além de ácidos graxos insaturados e ômega3.

Os peixes também possuem teor de fósforo, iodo, zinco e selênio, ideais para o sistema tireoidiano e cardiovascular. Da mesma forma, são altamente recomendados em receitas médicas porque são fáceis de digerir, têm propriedades de baixo teor de gordura e não causam retenção de líquidos.

Ingredientes:

  • 800 g de peixe imperador
  • 1 ovo
  • Alho e salsa
  • 2 copos de vinho branco
  • Molho de tomate suficiente (ou tomates inteiros)
  • 1 cebola
  • 1/4 pimentão vermelho
  • ½ xícara de farinha de rosca
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo das almôndegas de peixe em molho caseiro:

Com a ajuda de um processador de alimentos, passe a triturar o peixe imperador fatiado juntamente com o alho e a salsa. Assim que estiver triturado, adicione o ovo, 1 copo de vinho, sal e pimenta a gosto e a farinha de rosca, amasse tudo até obter uma massa homogênea, deixe descansar na geladeira.

Após cerca de 4 horas em pé, comece a fazer as almôndegas, reserva. Separadamente, pique a cebola e o pimentão, reserva. Esmague dois dentes de alho e frite-os com um pouco de óleo . Na mesma frigideira, comece a fritar as almôndegas. Cuide dos alhos para que não queimem, quando estiverem dourados pode retirá-los.

Quando as almôndegas estiverem seladas, retire-as da panela. Na mesma panela, frite a cebola e a pimenta previamente picadas. Em seguida, esmague-os com a ajuda de um robô ou liquidificador e adicione um fio de azeite e o alho previamente frito.

Quando obter uma mistura homogênea, coloque-a de volta na caçarola ou panela usada anteriormente. Adicione o outro copo de vinho restante à mistura e deixe o vapor evaporar, enquanto isso, adicione molho de tomate suficiente a gosto (ou, alternativamente, misture tomates inteiros), misture tudo bem e prossiga para incorporar as almôndegas.

Coloque o todo ao ponto de sal e especiarias, como alecrim ou tomilho. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos em fogo médio e com tampa. Passado o tempo aproximado, verificando sempre se sobrou um pouco de molho para poder espalhar as suas fáceis almôndegas de espadarte no molho de tomate caseiro, pode proceder a desligar o lume e servir quente com o seu acompanhamento preferido .