Essa receita de almôndegas ao molho de laranja com arroz é para quem quer fazer um almoço rápido e fácil sem deixar de ser gostoso. A receita de hoje é o resultado de um daqueles dias em que você não se planeja, mas tem todos os ingredientes mais básicos casa e precisa improvisar.
Quer dizer, a ideia original naquele dia era fazer um almoço planejado, mas quando chegou a hora de começar a cozinhar e você ficou sem muito tempo. A oportunidade perfeita para uma experiência que é um sucesso e você sempre vai querer fazer. Anote a receita de almôndegas ao molho de laranja com arroz.
Em uma tigela grande, coloque a carne, as salsichas desfiadas, a farinha de rosca, o molho de soja, salsa picada, um pouco de sal, pimenta moída a gosto e um dos ovos. Misture bem com uma espátula de silicone ou com as mãos e acrescente o outro ovo, continue misturando até obter uma massa homogênea.
Cobrimos a tigela com filme plástico e reservamos enquanto avançamos o molho. Para fazer isso, pique as cenouras, cebolinhas e pimentões e frite-os em uma panela com 3 ou 4 colheres de sopa de azeite, a colher de sopa restante de molho de soja e uma pitada de sal.
Cobrimos a panela e deixamos em fogo médio-baixo (4/12) para que os legumes fiquem escalfados. Enquanto os legumes cozinham, aproveitamos para moldar as almôndegas, passá-las pela farinha de rosca e fritar em óleo quente o suficiente para dourarem por fora. Nós os reservamos em uma fonte com papel absorvente.
Coe o óleo de fritar as almôndegas e adicione duas colheres de sopa de óleo aos legumes. Quando os legumes estiverem cozidos, aumente o fogo e junte o suco de laranja e o caldo, espere levantar fervura e mantenha a ferver cerca de 5 minutos para que reduza um pouco. Deve fazer com que o molho não transborde.
Após 5 minutos, misture o molho. O que eu faço é passar antes por uma peneira, triturar primeiro os legumes e adicionar o caldo coado aos poucos até que o molho fique com a textura que a gente gosta em casa.
E é que os vegetais nem sempre liberam a mesma quantidade de sucos. Se sobrar algum caldo, no final da receita explico como usar. Uma vez que temos o molho com a textura que queremos, provamos para ver se precisamos retificar o sal ou se precisamos adicionar um pouco de açúcar e voltamos para a panela.
Colocamos as almôndegas que tínhamos reservado e deixamos em fogo baixo (3/12) por 15 a 20 minutos. No tempo que leva para terminar as almôndegas, preparamos o arroz.
Aquecemos o caldo por um minuto e meio a 800 W e reservamos. Enquanto isso, pique a cebola. Em uma tigela própria para micro-ondas coloque o azeite, a cebola picada e uma pitada de sal e cozinhe no micro-ondas de 800 W por dois minutos sem tampar.
Retiramos, adicionamos o arroz, damos algumas voltas para que fique de molho no óleo, adicionamos as folhas de louro, o alho em pó e o caldo quente e voltamos ao micro-ondas por 10 minutos a 800 W.
Quando terminar, deixe descansar no micro-ondas sem abri-lo por 4 ou 5 minutos. Retiramos e mexemos um pouco com um garfo para que os grãos fiquem soltos.
Como você pode ver, são almôndegas um pouco diferentes, mas na minha opinião são uma alternativa às típicas almôndegas com tomate, o que é interessante porque no inverno as laranjas são deliciosas, mas os tomates não, e o verão é a estação dos tomates, mas quase Não há laranjas.
Com as quantidades, saem cerca de 20 almôndegas, que, se sobrarem, podem ser congeladas em porções individuais e ficam perfeitas se forem aquecidas depois. Se forem aquecidos no micro-ondas, secam um pouco, mas também são deliciosos. Aproveite a receita de almôndegas ao molho de laranja com arroz