Alfajores com doce de limão: um clássico popular com um toque cítrico

Publicado por
Yanara Cardeal
Alfajores com doce de limão: um clássico popular com um toque cítrico

Alfajores com doce de limão: um clássico popular com um toque cítrico

O clássico alfajor de amido de milho é recheado com doce de leite, aquele que transborda das laterais ao morder a tampa e cujo coco ralado parece querer escapar. No entanto, o recheio também pode ser ácido e delicioso, como acontece com esses alfajores de limão.

Na hora de fazer as tapas dos alfajores, tudo depende do comensal . Alguns preferem que sejam muito grossos e que o recheio os preencha como se fosse o interior de um cone. Outros preferem o topo fino, mas enchendo alto, alto, quase enjoativo.

Seja qual for a sua preferência tenho certeza que você vai adorar essa receita cítrica. Confira.

>>Torta de limão no copo: receita fácil, rápida e refrescante

Ingredientes

  • 100 g de farinha de trigo
  • 100 g de amido de milho
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de açúcar
  • Uma colher de chá de fermento em pó
  • 1 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1 colher grande de suco de limão.

>>Como fazer caramelo líquido com 3 ingredientes e que não endurece

Preparação

1- Primeiro peneire a farinha com o amido de milho, o fermento e o açúcar. Em seguida, colocamos a manteiga em temperatura ambiente, mexendo tudo com as mãos. Em seguida, incorporamos o ovo previamente batido e misturamos bem, amassando levemente.

2- Deixe descansar em um recipiente coberto por aproximadamente 15 minutos e depois estique 1/2 cm. aproximadamente grosso, cortando pequenos círculos (pode ser com a borda de uma xícara de café ou com moldes para alfajores).

3- Colocamos as tampas em uma assadeira untada e enfarinhada, e as cozinhamos em forno quente por cerca de 10 minutos, dependendo do seu forno.

4- Assim que estiverem prontos, retire e deixe esfriar na mesma assadeira.

5- Para o recheio dissolvemos o açúcar de confeiteiro com o limão e uma colher de água (tem que ser grosso ). Se você prefere o doce de leite clássico, vá em frente. Você também pode misturá-los, o que certamente será muito gostoso.

>>Sem óleo: anéis de cebola deliciosos e crocantes no forno