A proximidade da Páscoa incentivou os piratas a lançarem uma campanha global de fraude via WhatsApp, Facebook e Instagram.
Feriados festivos inspiram os golpistas a criar maneiras eficazes de induzir as pessoas a entregar seu dinheiro ou informações pessoais para outros crimes ou revenda. Este ano, o “golpe sazonal” com tema de chocolate e Páscoa está se repetindo.
Os usuários recebem -através do aplicativo WhatsApp, Facebook ou Instagram- uma oferta atraente para participar de um concurso.
Eles devem acessar links para páginas da web onde podem obter “ovos de páscoa gratuitos” ou “cartões de presente” para enviar em formato digital a um amigo ou familiar em qualquer lugar do mundo.
Para receber o prêmio é necessário responder a uma pesquisa. Na mensagem, consta que o contato que enviou o convite já recebeu seu prêmio, para dar credibilidade.
Esse golpe não é novo, tem cinco anos, mas sua quantidade de vítimas estão aumentando. Não é surpreendente como os criminosos são eficazes em confundir os usuários com campanhas de marketing reais de empresas de chocolate, que usam o meio digital para executar campanhas “Worldwide Hide”.
As campanhas incentivam os usuários a esconder um ovo de páscoa virtual em qualquer lugar do mundo e muitas vezes enviam uma dica para alguém que pode procurar o ovo no mapa do mundo virtual.
Os links parecem ter começado a circular na semana passada em vários países do mundo usando as marcas mais reconhecidas que vendem chocolate e ovos de páscoa.
Quando os usuários abrem o “link”, eles recebem uma pequena lista de perguntas a serem respondidas. Antes de serem solicitados a inserir seus dados pessoais, os usuários são direcionados para um site falso que solicita informações pessoais e, em alguns casos, a mensagem é compartilhada automaticamente com a lista de contatos do usuário.
Golpe de ovo de páscoa grátis: como cuidar do seu smartphone
- Nunca entregue dados pessoais, ou nome de usuário e senha, número de conta bancária, número de cartão de crédito, em geral “dados sensíveis”.
- Verifique na web se há reclamações ou vítimas.
- Não confie em mensagens que chegam via WhatsApp que oferecem prêmios e/ou brindes.
- Olhe para o URL da página web, verifique se é um site oficial ou um clone.
- Desconfiança por mais que nos alcancem através de pessoas que conhecemos.