INSS

Alerta! INSS entra em contato por meio de mensagens para oferecer serviços?

Publicado por
Jerffeson Brandao

INSS entra em contato por meio de mensagens para oferecer serviços? Alerta de golpe para beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Dessa vez, segurados estariam recebendo mensagens sobre valores a receber. Leia o texto abaixo e entenda.

Segundo informações de possíveis vítimas, essas mensagens informam que o dinheiro que seria pago pelo INSS se refere à redução dos juros cobrados em empréstimos consignados.

Na realidade trata-se de um golpe que busca conseguir dados bancários dos segurados e sobre os benefícios que eles recebem do INSS.

O INSS fez um alerta sobre o assunto ainda no mês de janeiro deste ano, esclarecendo que “não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado“. Ainda segundo o alerta, o INSS nem mesmo envia motoboys para a casa dos beneficiários.

Inclusive, a conta oficial do Governo Federal, no Twitter, fez uma série de postagens esclarecendo a questão. Confira a primeira publicação:

Além do mais, a nota aponta que os acordos feitos entre o INSS e as instituições financeiras preveem que cabe aos bancos acordantes a adoção de cuidados para evitar o vazamento de dados, as consignações fraudulentas e o assédio comercial.

O INSS também dá orientações do que é possível fazer nos casos de fraudes desse tipo. Caso não reconheça o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e registrar também sua reclamação no Portal do Consumidor, para fins de tratamento e exclusão de descontos.

O próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do “Meu INSS“, site ou aplicativo ou pela Central 135.

O Instituto afirma que esse serviço será realizado online e não há necessidade de comparecimento presencial nas unidades do INSS. Em último caso, “o segurado que se sentir ameaçado pode registrar reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia”.

Já para evitar esses golpes, o INSS indica quatro medidas:

1. Observar o remetente das mensagens;

2. Não clicar em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes desconhecidos;

3. Nunca informar dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links não conhecidos;

4. Nas redes sociais, não compartilhar nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.

O INSS ainda reforça algumas normas de segurança que são adotadas pelo Instituto para evitar esse tipo de problema. Uma delas é de que o beneficiário pode realizar o bloqueio e desbloqueio do benefício “a qualquer momento, após o prazo de 90 (noventa) dias” através da Central de Atendimento 135 ou pelo Meu INSS.

Portanto, é falso que o INSS teria “baixado” os juros para quem tem empréstimo consignado e com isso, eles mandariam mensagens informando que os beneficiários têm valores a receber. Na realidade, essa prática é uma fraude, que coleta dados das vítimas. O próprio INSS já desmentiu e pediu para que os beneficiários ficassem atentos com esse tipo de ocorrência.