Você já parou para pensar que pode estar correndo o risco de perder o seu Benefício Social? Pois é, a nova verificação do Bolsa Família está dando o que falar e pode excluir milhões de brasileiros do programa. Então, se você é um dos beneficiários, fique atento às novas regras e evite perder o seu benefício. Vamos descobrir o que está acontecendo?
Alerta Geral: Pente-fino do Bolsa Família tem nova metodologia
Mais de 21,1 milhões de brasileiros estão incluídos no calendário de pagamento do programa Bolsa Família. Contudo, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, nem todos os beneficiários tem garantia de que vão permanecer no programa. Isso porque a nova metodologia de verificação do Bolsa Família pode excluir milhões de brasileiros.
Como Funciona o novo pente-fino do Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que oferece ajuda financeira às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O objetivo é garantir que essas famílias tenham condições básicas de vida, como alimentação, saúde e educação.
Pelo que consta, o Governo Federal deverá investir em verificações mensais das contas do Bolsa Família com o objetivo de encontrar pessoas que não estão cumprindo as regras básicas de permanência e garantir que o dinheiro chegue apenas às famílias que realmente precisam.
Quais as principais causas de exclusão? Verificação é mensal!
Entre as principais causas de exclusão do Bolsa Família estão os problemas com o CadÚnico. Este é um sistema que reúne informações sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, e é utilizado para identificar quem tem direito a receber o Bolsa Família.
Um dos motivos mais comuns de cancelamentos está relacionado a pessoas que não cumprem o prazo de atualização. Segundo as regras gerais, é necessário atualizar o sistema uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família.
Outra razão para exclusão do Bolsa Família é a averiguação cadastral. Pessoas que inserem informações falsas ou omitem dados importantes no Cadastro Único também correm o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado.
Por isso, é importante que as famílias beneficiárias do Bolsa Família mantenham seus dados atualizados e corretos no Cadúnico. Assim, elas garantem que o benefício seja mantido e que possam continuar recebendo o apoio financeiro do Governo Federal.
Com as verificações mensais, o Governo Federal espera garantir que o Bolsa Família seja um programa eficiente e justo, oferecendo ajuda financeira apenas às famílias que realmente precisam.
Fim da regra de emancipação do Bolsa Família
O cidadão que faz parte do Bolsa Família, consegue um emprego e passa a ter uma renda per capita de entre R$ 210 e R$ 525 entra na chamada regra de emancipação. Neste caso, ele segue recebendo o benefício por mais 24 meses. Depois deste prazo, o indivíduo é excluído do programa.
>>GRANDE VITÓRIA para inscritos no Cadastro Único que recebem Bolsa Família