A primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em um bom xampu é a quantidade de espuma que ele produz. Associamos o volume de espuma à limpeza profunda dos nossos cabelos, mas os especialistas apontam que precisamos ter cuidado com esses produtos.
Enzo Vitale, um especialista em beleza da Espanha, alerta para o perigo dos xampus que fazem muita espuma, pois podem ser agressivos para o cabelo. “O mesmo acontece com a pele, sabonetes que fazem muita espuma são prejudiciais porque alteram o pH. O mesmo vale para o cabelo”, explica ele.
A alta produção de espuma é indicativa da alta presença de sulfatos e outros detergentes que, embora façam a limpeza, são muito agressivos para a fibra capilar. A ação frequente desses compostos remove a gordura natural do cabelo, induzindo o couro cabeludo a produzir caspa ou ainda mais gordura para compensar a perda de seus componentes naturais.
É recomendável não lavar o cabelo todos os dias. O ideal seria a cada 3 dias, durante 6 minutos (3 para lavar e 3 para enxaguar) com um xampu neutro e natural. Hoje em dia, felizmente, existem produtos orgânicos, sem sal e também sem parabenos.
Substituir o condicionador por óleos naturais, como o óleo de coco, também pode ser uma ótima opção para obter cabelos sedosos e desembaraçados. O óleo de coco virgem penetra na fibra capilar, amaciando e fortalecendo-a. O óleo de abacate, com um teor de gordura de 15%, é super hidratante.
Incorporar certos alimentos à dieta pode ajudar a manter o cabelo bonito e saudável. Aqui estão oito exemplos:
Em resumo, a espuma não é sinônimo de limpeza eficaz, mas pode ser um sinal de agressão à saúde dos seus cabelos. Portanto, preste atenção aos produtos que você usa e à sua rotina de cuidados com o cabelo, sempre visando preservar a sua saúde capilar.