Alerta geral para as donas de casa: nunca misture estes produtos de limpeza. Alguns produtos de limpeza não podem ser misturados. É perigoso e pode até causar a morte!
Em cada casa existem vários produtos de limpeza que contêm ingredientes nocivos, que causam poluição do ar devido às suas principais toxinas. Muitos deles não possuem uma lista específica do que contém, tornando mais difícil saber ao que a pessoa está sendo exposta.
Ao limpar a casa, certos tipos de regras e regulamentos de segurança devem ser seguidos para evitar danos a saúde e ao corpo. Aqui estão os produtos de limpeza que você nunca deve misturar.
Alerta geral para donas de casa: nunca misture estes produtos de limpeza.
1- Alvejante com amônia:
Esta mistura é muito perigosa, pois produz vapores que podem causar graves danos ao sistema respiratório. Além disso, altas concentrações de amônia produzem uma substância altamente tóxica e potencialmente explosiva. Se trabalharmos com os dois produtos, faremos isso estritamente separadamente, retirando e deixando secar um deles antes de passar para o outro. Caso contrário, corremos o risco de ficar intoxicados, o que é um risco totalmente desnecessário.
2- Alvejante (hipoclorito) com álcool gel:
A combinação de ambos os produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático. Esses compostos podem causar danos ao sistema nervoso, pulmões, rins, fígado, olhos e pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar tontura, náusea, perda de consciência e até a morte.
3- Alvejante com vinagre:
Eles parecem uma ótima equipe de limpeza, mas juntos são muito perturbadores. Sua mistura gera um gás que quando inalado pode causar tosse, tontura, ardor nos olhos e problemas respiratórios. Lembre-se que a lixívia não limpa, apenas desinfeta e tentar usá-la em todas as superfícies causa mais problemas do que resolve.
4- Alvejante com outros produtos de limpeza:
Produtos como limpa-vidros, limpa sanitários ou detergente para a louça não devem ser misturados com lixívia, uma vez que produz gás cloro. A menor exposição a esse gás causa problemas respiratórios e oculares, entre outros.
5- Vinagre e bicarbonato de sódio:
O vinagre é um limpador por excelência e é por isso que gostamos de usá-lo em tudo o que podemos. No entanto, esta é uma combinação muito utilizada para limpar a casa, mas quando misturada produz ácido acético, que se encontra no vinagre e este produz acetato de sódio, água e dióxido de carbono. Se usado em um espaço não ventilado, pode causar uma explosão.
6- Vinagre e água oxigenada:
A mistura desses dois produtos em um recipiente resulta no ácido paracético que, em altas concentrações, pode irritar e até danificar a pele, olhos, garganta, nariz e pulmões.
7- Amônia com qualquer produto:
Este produto químico é um dos mais perigosos encontrados em casa, pois pode causar irritação na pele, olhos, pulmões e, em alguns casos, pode ser fatal. Uma das piores combinações é combinar amônia com cloro, pois gera vapores muito tóxicos capazes de causar desmaios.
8- Produtos de limpeza de diversas marcas:
Não é verdade que misturar dois produtos de limpeza de marcas diferentes dará melhores resultados. Cada fórmula é independente e misturá-las pode resultar em uma reação incerta que pode se tornar perigosa.
Para sua segurança não se esqueça:
- – Mantenha os produtos de limpeza em suas embalagens originais com a etiqueta original.
- – Elimine ou limite o uso de alvejante e amônia em sua casa.
- – Se você usar alvejante ou amônia, certifique-se de enxaguar a seguir com bastante água.
- – Nunca misture alvejante com outros produtos de limpeza.
- – Mantenha as normas de segurança e siga sempre as instruções de uso do fabricante.
- – Mantenha todos os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.