Apesar dos esforços que as equipes de segurança do WhatsApp fazem para proteger os usuários, os criminosos estão sempre procurando novas maneiras de enganar, intimidar e roubar os usuários desse aplicativo. Os métodos para fazer isso são muito diversos, as formas como eles realizam os roubos estão se tornando cada vez mais elaboradas.
Para dar suporte a esse problema, falaremos sobre os golpes mais comuns que esses malfeitores fazem no WhatsApp, o modus operandi que usam e como você, como usuário, pode se proteger. Seguindo estas instruções será mais difícil para eles violarem sua conta e seus contatos. Portanto, preste atenção, para não ser a próxima vítima.
Estes são os golpes que circulam nesta rede social:
Os golpistas escrevem aos usuários para convidá-los a fazer parte de um programa social, onde prometem que receberão algum apoio financeiro. Eles coletam todas as informações das pessoas, para depois usá-las e tirar proveito de quem responde. Portanto, lembre-se que o governo não realiza esse tipo de atividade.
Muitas pessoas podem cair nessa enganação, pois estão interessadas em “restituição do imposto de renda”. O objetivo é fazer com que os usuários entrem em um link para preencher formulários. Se alguém escrever para você por esse motivo, bloqueie-o porque provavelmente está tentando enganá-lo.
Esta forma de roubo é uma das mais utilizadas, enganam as pessoas dizendo que existem empregos remotamente ou usando uma “ferramenta” para ganhar dinheiro facilmente. Seu objetivo é roubar dados bancários e realizar transações em suas contas. Eles geralmente pedem uma “taxa inicial” para permitir o acesso ao trabalho.
Os golpistas usam essa técnica para que as pessoas preencham formulários com seus dados pessoais ou com os dados do cartão bancário. Eles se concentram em dizer que é uma exigência receber o prêmio ou brinde de uma marca reconhecida. Portanto, os prêmios nunca chegam e quem ganha são os ladrões.
Este último recurso é um dos mais recentes. Os golpistas incentivam os usuários a investir em plataformas fantasmas, alegando que ganharão enormes quantias de dinheiro, sem muito esforço. Ou podem fazê-lo através de esquemas de pirâmide.
Para roubar sua conta, eles podem solicitar um código de verificação, que pode chegar na sua conta do Whatsapp ou por mensagem normal (não compartilhe). Lembre-se de que o WhatsApp nunca solicita esse código a seus usuários, pois ele é usado para abrir sua conta em outro dispositivo. Outra forma é se distrair com uma ligação, para que o código de verificação por ligação não chegue até você e chegue ao seu correio de voz. Em seguida, eles abrem sua caixa de correio e assumem sua conta e contatos.
As medidas de segurança adicionais são: