ALERTA de 5 golpes do INSS sobre aposentados! Todos os anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza revisões em sua base de dados para conferir o cadastro dos aposentados e pensionistas. Normalmente, é exigida a prova de vida e documentos para atestar que a pessoa continua apta a receber os benefícios pagos pela autarquia.
O problema é que alguns criminosos, mais especificamente golpistas, utilizam desse tipo de informação para extorquir os aposentados e se aproveitar da situação. É comum o registro de ocorrências policiais envolvendo contatos fraudulentos telefônicos, por celular ou e-mail. O objetivo é sempre o mesmo, se passar por algum agente do INSS a fim de aplicar golpes.
Diante das frequentes ocorrências criminosas envolvendo o INSS sobre os aposentados, o próprio instituto emitiu alertas para informar a respeito dos golpes que estão acontecendo com mais frequência. O documento foi divulgado também junto a outras plataformas, como a Serasa e o site Reclame Aqui.
O portal Informe Brasil também separou os principais golpes para que todos os aposentados e segurados do INSS fiquem atentos para não perderem dinheiro. Em resumo, algumas das estratégias dos golpistas são bem convincentes.
Nesta modalidade, os aposentados recebem a ligação de um suposto atendente do INSS informando a respeito de um falso bloqueio do benefício. No caso, para desbloquear a conta, o golpista solicita todos os dados da pessoa e depois utiliza-os para cometer fraudes e solicitar empréstimos.
Segurados que estão aposentados ou afastados por incapacidade temporária ou permanente estão na base de dados do INSS. Eles precisam passar por perícia para comprovar a situação de saúde.
Com base nisso, os criminosos entram em contato com a vítima e também pedem várias informações para realizar a falsa perícia médica. Em alguns casos, até senhas do banco são passadas pelas vítimas.
Este é um dos golpes mais clássicos, no qual o golpista se passa por uma gente do INSS e informa os aposentados que eles têm direito a receber rendimentos atrasados. É possível que o criminoso solicite apenas todos os dados ou que cobre alguma taxa administrativa falsa.
Há a modalidade de golpe da prova de vida online falsa. Neste caso, o golpista pede dados e fotos para que a vítima comprove que está viva e apta a receber os benefícios. No fim, tudo isso é usado para fazer fraudes de empréstimos.
Por fim, outro dos golpes mais comuns que levam o nome do INSS é o do 13º adiantado. O modo operante é o mesmo e a pessoa é induzida a passar todos os dados para receber o 13º salário adiantado. Portanto, em alguns casos existe até a cobrança de uma taxa fictícia.
O INSS nunca cobra nenhuma taxa para aplicar serviços, especialmente por telefone ou e-mail. Nunca forneça dados por aplicativos de mensagem e e-mail. Não clique em links estranhos e sempre entre em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo aplicativo MEU INSS. Portanto, qualquer dúvida, vá até uma agência.