Geralmente, em casa, o álcool desnaturado, aquele líquido rosa, é amplamente utilizado para limpar e desinfetar diversas superfícies. Se você também faz uso desse produto, pode se interessar em saber mais sobre ele. Por exemplo, já se perguntou o que significa “desnaturado” e quais são seus componentes? Vamos descobrir juntos.
O termo “desnaturado” deriva da desnaturação, que é o processo pelo qual o álcool etílico é modificado para se tornar impróprio para consumo. Isso é feito por meio da adição de produtos químicos, conhecidos como desnaturantes. No caso do álcool desnaturado, são adicionados solventes e corantes que lhe conferem a cor rosa característica, além de um composto extremamente amargo chamado benzoato de denatônio, tornando-o completamente intragável.
Existem vários tipos de álcool no mercado, como o álcool desnaturado e o álcool comestível. A principal diferença entre eles está na composição: embora ambos contenham álcool etílico, o álcool desnaturado possui aditivos que o tornam impróprio para consumo humano. Essas diferenças também impactam o preço, com o álcool comestível sendo mais caro.
Como usar o álcool desnaturado nas tarefas domésticas
Agora que entendemos o que é o álcool desnaturado, vejamos como utilizá-lo em casa. Esse produto é útil para a limpeza de diversas superfícies, como azulejos, pisos e vidros. Para esse tipo de limpeza, recomenda-se diluí-lo em água na proporção de 1 parte de álcool para 10 partes de água.
Se você precisar remover manchas de tinta da roupa, pode aplicá-lo diretamente na área a ser tratada. Para objetos metálicos que tendem a oxidar com o tempo, o álcool pode ser utilizado diretamente sobre as manchas, esfregando para remover a camada opaca.
Se você aplicou adesivos em superfícies e, ao retirá-los, ficou com resíduos de cola, basta aplicar um pouco de álcool em um pano e esfregar para removê-los. Por fim, o álcool desnaturado também pode ser usado para limpar as lentes laser de CDs e DVDs. Coloque algumas gotas em um pedaço de algodão e esfregue suavemente.