Original do Noroeste da África, o quiabo é fonte de potássio, carboidratos, proteínas fibras, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio e manganês.
Uma das formas de consumir o alimento é por meio da água de quiabo, bebida sobre a qual nós vamos falar um pouco mais abaixo. Será que a água de quiabo emagrece? Quais os seus benefícios? E como fazer a receita? Venha descobrir tudo isso agora com a gente!
O consumo de água (seja de quiabo ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.
Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.
O vegetal que é o principal ingrediente da bebida é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade no organismo. Com o estômago cheio, fica bem mais fácil controlar o apetite e diminuir as calorias consumidas no dia a dia.
Isso é importante para o processo de emagrecimento porque para perder peso é necessário ingerir uma quantidade de calorias mais baixa do que a quantia que é gasta pelo corpo. Obviamente, para obter o benefício das fibras do quiabo em relação à perda de peso é preciso certificar-se de que elas estejam presentes na água de quiabo.
Por mais que esses indícios apontem que a água de quiabo emagrece é preciso entender que eles simplesmente demonstram como a bebida pode auxiliar a eliminação do peso.
Consumir a água de quiabo não trará o emagrecimento magicamente. Para alcançar tal objetivo ainda é necessário seguir toda uma dieta saudável, equilibrada e controlada e praticar exercícios físicos com regularidade como forma de estimular a queima de calorias por parte do corpo. Tudo isso tendo o auxílio e o acompanhamento de médico, nutricionista e profissional de educação física de qualidade e confiança.
Já vimos que realmente a água de quiabo emagrece, se consumida num contexto saudável, mas além disso ela ainda pode trazer os seguintes benefícios:
Já o quiabo em sua forma natural está associado aos benefícios listados abaixo:
É fundamental ter em mente que a receita de água de quiabo pode não carregar todos os nutrientes encontrados na forma original do quiabo e, portanto, não oferecer os mesmos benefícios à saúde e boa forma que a versão natural do alimento apresenta.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) divulgou um alerta explicando que a água de quiabo não cura a diabetes. Apesar do vegetal contribuir com o controle dos níveis glicêmicos e da resistência à insulina – que é um fator associado ao desenvolvimento da doença – por ser fonte de fibras, ele não é capaz de resolver sozinho o problema da condição.
Assim, o quiabo pode auxiliar a vida de quem sofre com diabetes, porém, não podemos contar isso como um efeito garantido e muito menos como a resolução de todos os problemas dos diabéticos.
Portanto, quem sofre com o problema pode até consumir a água de quiabo para diabetes, porém, não pode deixar de seguir o tratamento indicado pelo médico e parar de tomar os remédios indicados por ele, assim como não obedecer à dieta específica e deixar de lado a prática de atividades físicas, que também fazem parte do tratamento da doença.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Um estudo realizado por pesquisadores de Bangladesh mostrou que o alimento pode bloquear a absorção de metformina, um medicamento utilizado justamente para auxiliar o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Por Mundo Boa Forma