Se a água com gás tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, é por ser considerada uma bebida mais saudável que os refrigerantes e, claro, por ser um dos melhores substitutos do álcool. Uma bebida borbulhante que traz saúde, mantém você hidratado e está disponível em uma infinidade de sabores.
Acima de tudo, se você é daqueles que se cansa de beber água da torneira o tempo todo, a água com gás pode ser uma boa alternativa para melhorar sua saúde. Mas pode realmente substituir a água mineral pura? Se você está pensando em beber água com gás, porque também gosta do sabor, contaremos algumas de suas vantagens e analisaremos seus benefícios, para que você possa ter certeza se é realmente bom para você ou não.
Água gaseificada é simplesmente água (H2O) que foi infundida com gás dióxido de carbono (CO2) sob alta pressão. Este processo cria uma bebida que é “efervescente” e vem em uma variedade de formas, incluindo água mineral, club soda, água mineral com gás e água tônica.
O que diferencia esses tipos de bebidas depende de vários fatores, como seus métodos de carbonatação, fontes de água e, o mais importante, ingredientes adicionados. Quanto aos seus benefícios, vamos analisá-los, conforme descrito em um estudo recente publicado por especialistas na revista científica European Journal of Gastroenterology and Hepatology.
Muitas pessoas pensam que beber água com gás pode desidratar, mas não é o caso. A água com gás oferece os mesmos benefícios de saciar a sede que a água mineral pura.
Talvez esta seja uma das maiores vantagens. Beber um copo de água com gás filtrada por dia pode ajudar a controlar problemas estomacais, pois ajuda a aliviar náuseas e prisão de ventre. Portanto, se você costuma ter problemas estomacais, nesse sentido pode usar esse substituto sem problemas.
Se você segue uma dieta, pode incluir a água com gás em sua rotina, já que as pequenas bolhas carbonatadas que aparecem na água são muito poderosas na hora de controlar o peso e até perder alguns quilos. De acordo com especialistas, o dióxido de carbono na água com gás permite que essas bolhas encha seu estômago e induza seu cérebro a se sentir satisfeito.
Isso significa que você provavelmente vai comer menos. Além disso, a efervescência aumenta a atividade gastrointestinal para que você se sinta saciado por algum tempo.
Sim, você leu certo. Beber água com gás pode aumentar sua energia e, portanto, sua produtividade. Ou pelo menos é isso que os especialistas sugeriram em outro estudo publicado na National Library of Medicine (NIH). No relatório, eles explicam como a desidratação leve pode alterar os vasos sanguíneos do nosso cérebro, levando a um desempenho cognitivo mais baixo, especificamente em termos de atenção e memória de curto prazo.
Com tudo isso, é verdade que agora você pode considerar e decidir se deve ou não mudar definitivamente para a água com gás.