Manter os cabelos bonitos, sedosos e saudáveis é o sonho de muitas mulheres. No entanto, poucas sabem como cuidar dele para fornecer os nutrientes de que precisa para ter uma boa aparência.
Uma das maiores incógnitas quanto a isso é o tempo de lavagem, pois embora lavá-lo menos de duas vezes por semana não seja recomendado, fazê-lo em excesso também pode causar efeitos negativos em alguns casos. Uma especialista explicará melhor o assunto e fará sua recomendação especial, confira mais abaixo.
Embora os especialistas no assunto tenham estabelecido que a frequência de lavagem ou aplicação de xampu não influencia diretamente na rapidez com que o cabelo fica oleoso, pois isso é determinado por fatores hormonais, há quem diga que a regularidade do enxágue influencia na saúde do cabelo.
Embora não haja um número específico de vezes que devemos lavá-lo com xampu e água por semana, alguns especialistas recomendam que o enxágue seja feito de acordo com o tipo de cabelo de cada pessoa, conforme indicado abaixo.
Depende do tipo de cabelo
Por exemplo, se você tem cabelos oleosos, os dermatologistas recomendam lavá-los pelo menos a cada três dias, alternando um shampoo de pH neutro com um purificante ou antioleosidade para uma lavagem mais profunda. A lavagem diária não é recomendada porque pode estimular demais o couro cabeludo, fazendo com que ele produza mais óleo.
Pelo contrário, se você tem cabelos secos, é aconselhável deixá-los sem lavar por dois a três dias, pois esse tipo de couro cabeludo precisa gerar sua própria gordura natural. Se você lavá-lo diariamente, pode ficar desprotegido e mais propenso a descamação e caspa.
Especialista explica
A dermatologista espanhola Ana Molina indica que: “Por muitos anos fomos levados a acreditar que existe um círculo vicioso que significa que quanto mais lavamos o cabelo, mais óleo ele produz e mais cedo fica sujo, e vice-versa. Mas sabemos muito bem que a produção de óleo pelo folículo piloso é regulada pela glândula sebácea, que por sua vez é regulada principalmente por mecanismos hormonais e não pelo que acontece na superfície ou externamente no couro cabeludo.”
Por outro lado, acrescenta que não há problema em lavar o cabelo diariamente, desde que seja feito com os produtos certos, aliás, há alturas em que, por determinadas circunstâncias, é necessário fazê-lo.
“Não acontece absolutamente nada, aliás, até recomendamos em determinadas situações ou doenças de pele. Além disso, todas aquelas pessoas que, por fatores pessoais, produzem mais gordura (por exemplo, homens, mulheres com alterações hormonais, adolescentes, etc.) geralmente precisam lavar o cabelo diariamente. É importante esclarecer que o cabelo não cai mais lavando diariamente, não danificamos mais ou sofremos mais agressões”, explica.