Adiamento do Fies: entenda como funciona tudo sobre esse processo.
O aditamento do Fies é um processo importante e que deve ser de conhecimento de todos os estudantes que fazem uso do benefício, por isso, reunimos algumas informações sobre essa parte do Fundo de Financiamento Estudantil para quem deseja obter o auxílio e também para aqueles que acabaram de conseguir.
>Inscrições para certificadores do Enem 2020 começam na quarta-feira
O Fies é um programa que financia o curso de graduação de pessoas interessadas no ensino superior, mas não têm como pagar o curso.
Todos que possuem o Fies devem realizar de forma obrigatória, o aditamento. O procedimento é realizado semestralmente junto à instituição de ensino, para garantir a continuidade no programa. Ou seja, quem não fizer, pode ter o benefício cancelado. O aditamento nada mais é do que a renovação do contrato firmado com o programa.
>Enem: conheça todas as medidas de prevenção durante as provas
O aditamento de renovação do Fies deve ser feito por meio do portal SisFies, pelo próprio estudante, no período estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que irá confirmar se a informações prestadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), como os valores das semestralidades, estão corretas.
No caso das informações lançadas pela CPSA estiverem corretas, o beneficiário irá confirmar no sistema e será feito o aditamento simplificado.
>Prouni e Fies: MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes
Se encontrar algum erro nas informações, será preciso entrar em contato com a CPSA para solicitar o reinício do processo de aditamento. Ao finalizar o aditamento simplificado, a faculdade irá emitir o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).
Sendo necessário algum tipo de alteração no contrato, como por exemplo, mudança do fiador, será feito o aditamento não simplificado. O estudante deve comparecer à CPSA para retirar a DRM e comparecer a instituição financeira que firmou o contrato do Fies para regularizar a situação.
>Não se preocupe: Lei que suspende o pagamento do Fies já está valendo
Fonte: Educa mais Brasil