Açúcar no cabelo é bom ou faz mal? Veja para que serve e como usar

Usar o açúcar na pele como um esfoliante é uma técnica bem conhecida e que costuma trazer bons resultados como limpeza profunda e redução da oleosidade. Mas será que também é bom aplicar açúcar no cabelo ou isso faz mal? Para que serve essa nova tendência?

Abaixo, vamos discutir se usar açúcar no cabelo é bom ou faz mal e tirar todas suas dúvidas sobre esse assunto polêmico.

Açúcar no cabelo 

Existe uma certa polêmica sobre o uso de açúcar no cabelo. Alguns afirmam que misturar o açúcar no shampoo e aplicá-lo no cabelo pode resultar em cabelos bonitos, brilhantes e hidratados, além de estimular o crescimento saudável dos fios. Outros defendem que o açúcar no cabelo não traz benefícios para a saúde dos fios e que isso pode até prejudicar o cabelo. Qual é a verdade? 

Para que serve 

Adeptos do uso de açúcar no cabelo afirmam que o alimento é capaz de promover os seguintes benefícios:

  • Hidratação;
  • Redução das pontas duplas;
  • Limpeza profunda;
  • Alinhamento dos fios;
  • Selagem das cutículas;
  • Ação esfoliante;
  • Crescimento do cabelo.

Porém, nem todos concordam com os benefícios que o açúcar proporciona aos fios de cabelo e ao couro cabeludo e é preciso ter em mente que a principal ação do açúcar é a esfoliação e a limpeza profunda, já que os outros benefícios são apenas consequências.

Com um couro cabeludo limpo e esfoliado, os produtos usados no cabelo vão penetrar mais profundamente no couro cabeludo, resultando em melhor hidratação e fios mais bonitos e saudáveis.

Açúcar no cabelo é bom ou faz mal? 

De acordo com Hiro Miyoshi, cabeleireiro e dono do salão Hiro Miyoshi Hair & Beauty em Mayfair, Londres, é importante cuidar da limpeza do couro cabeludo além de se preocupar apenas com os fios.

Um couro cabeludo não cuidado pode impedir o crescimento de novos fios saudáveis e causar irritação.

Além disso, isso diminui a oleosidade na raiz, permite que o condicionador usado posteriormente penetre mais facilmente no cabelo e ajuda a reter a umidade natural dos cabelos.

De acordo com a dermatologista Francesca Fusco, o açúcar pode transformar o seu shampoo em um esfoliante caseiro simples e barato. Ao aplicar a mistura no cabelo antes de usar um condicionador ou creme hidratante, a ausência de células mortas e outros resíduos no couro cabeludo vai permitir uma melhor eficácia desses produtos usados a seguir, promovendo uma hidratação mais profunda.

Além disso, Francesca Fusco afirma que o açúcar é uma ótima opção porque ele é muito solúvel em água, fazendo com que não sobre nenhum resíduo de açúcar no couro cabeludo que será totalmente removido na lavagem.

No entanto, nem todos especialistas concordam com esse poder do açúcar. Joshua Goldsworthy, por exemplo, é uma dos que não acreditam nos benefícios do açúcar. Ele é diretor da empresa Goldsworthy, especializada em beleza no Reino Unido, e acredita que o açúcar acrescenta rigidez no cabelo e é abrasivo demais, podendo prejudicar a saúde dos fios. Porém, ele não mostra argumentos que provem que o açúcar no cabelo faz mal.

Já a dermatologista americana Julie Russak diz que a esfoliação do couro cabeludo pode ser benéfica para remover camadas de resíduos e células mortas, permitindo que o couro cabeludo respire e não fique irritado. Ela também ressalta que o açúcar é uma maneira natural de esfoliar o couro cabeludo totalmente válida e afirma que isso não faz mal desde que usado com moderação e com delicadeza para não machucar o couro do cabelo.

Assim, apesar de não haver estudos científicos que comprovem os benefícios ou malefícios da aplicação de açúcar no cabelo, adotar essa prática não faz mal e vale a pena tentar e observar os resultados. Vale ressaltar que nenhuma técnica de esfoliação, seja na pele ou no couro cabeludo, deve ser realizada diariamente. Se você fizer isso todos os dias, com certeza o produto vai danificar os fios e fragilizar o seu couro cabeludo. O ideal é usar o açúcar no cabelo apenas 1 ou 2 vezes por semana e dificilmente ocorrerão problemas.

Como usar

Existem várias formas de usar o açúcar no cabelo, dependendo do seu objetivo. Vamos mostrar as principais maneiras de aplicar para obter uma esfoliação completa e promover uma melhor hidratação dos fios gastando muito pouco.

1. Açúcar para esfoliar o couro cabeludo

Como você já leu acima, misturar o açúcar com o seu shampoo de costume é ótimo para lavar os fios e promover uma boa esfoliação no couro cabeludo.

Para isso, adicione uma colher de açúcar granulado na quantidade de shampoo que você pretende aplicar. Pode ser o açúcar cristal, o mascavo ou o demerara, o importante é que o açúcar escolhido tenha grãos mais grossos para esfoliar.

Lave o cabelo normalmente e capriche em uma massagem suave no couro cabeludo usando as pontas dos dedos. Isso vai deixar o seu couro cabeludo limpo, pronto para absorver melhor produtos como condicionadores ou máscaras de hidratação, por exemplo. Além disso, ao massagear bem o couro cabeludo, a circulação sanguínea também melhora, fazendo com que mais nutrientes e oxigênio cheguem ao local e estimulem o crescimento natural do cabelo.

É recomendado usar essa técnica não mais do que 2 vezes por semana para evitar agressões desnecessárias ao couro cabeludo com uma esfoliação constante.

2. Açúcar para hidratar o cabelo

Como mencionado, o açúcar ajuda a limpar o couro cabeludo e não promove hidratação e selagem das cutículas, por exemplo, diretamente. Para isso, é preciso usar produtos que façam essa função ou combinar o açúcar com outros produtos que promovam também a hidratação e outros benefícios para os cabelos.

Algumas receitas para hidratar o cabelo com açúcar incluem misturas de açúcar com maizena, açúcar com leite e açúcar com azeite.

Maisena e açúcar no cabelo

Essa hidratação é feita por muita gente em casa devido à praticidade e ótimo efeito hidratante que promove no cabelo. Além da hidratação, essa receita é capaz de alisar os fios. Existem variações de receitas com açúcar e maisena que envolvem também outros ingredientes. Aqui, vamos mostrar dois exemplos.

A primeira receita é a mais simples e consiste em misturar em um recipiente os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de maizena;
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal, mascavo ou demerara;
  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres de sopa de creme hidratante de sua preferência.

Outra receita um pouco mais incrementada envolve também a adição de ingredientes como leite e óleo vegetal. Seguem os ingredientes que devem ser misturados:

  • 1 colher de sopa de maizena;
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal, mascavo ou demerara;
  • 1 colher de creme hidratante de sua preferência;
  • 100 mL de leite;
  • 3 gotas de um óleo vegetal como o azeite ou o óleo de coco, por exemplo.

Em ambos os casos, é necessário dissolver a maisena em um pouco de água em fogo baixo até que a mistura engrosse. Em seguida, deixe esfriar e incorpore os demais ingredientes.

De preferência, aplique o creme resultante ainda morno sobre os cabelos limpos e levemente úmidos espalhando bem mecha por mecha, enrole os cabelos em uma toalha úmida ou touca térmica e deixe agir por 20 minutos a 1 hora dependendo do efeito hidratante desejado. Quanto mais tempo deixar, melhor. Depois disso, enxague os cabelos com água fria e pronto.

Leite e açúcar no cabelo

O leite é muito benéfico para os cabelos devido ao seu teor de nutrientes com diversas vitaminas e minerais como a vitamina A, vitamina B12, vitamina D, potássio, cálcio e fósforo, além de proteínas benéficas para a saúde capilar. O leite integral é ainda mais benéfico, já que suas gorduras ajudam a hidratar e condicionar os fios, os deixando mais lisos.

Uma ótima receita para hidratar a alisar os fios consiste em misturar os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo, cristal ou demerara;
  • 4 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de sopa de creme hidratante.

Antes de aplicar, lave os cabelos, retire bem a umidade e aplique a mistura em todo o comprimento do cabelo. Envolva os fios com uma toalha ou touca térmica e deixe agir por ao menos 30 minutos para obter bons resultados. Em seguida, enxague e pronto.

Azeite e açúcar no cabelo

O azeite no cabelo também proporciona diversos benefícios para os fios, que incluem hidratação, redução de caspas, diminuição de pontas duplas, maciez, força e brilho.

Uma receita muito legal para fazer e usar nos cabelos inclui os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo, demerara ou cristal;
  • 2 colheres de sopa de creme hidratante.

Misture bem todos os ingredientes em um recipiente. Depois disso, aplique a mistura nos fios úmidos previamente limpos em todas as mechas e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Para potencializar os efeitos, envolva o cabelo em uma toalha úmida ou em uma touca térmica.

Por fim, lave os cabelos e passe um pouco de shampoo para ajudar a remover os resíduos da mistura. O uso de condicionador é opcional.

Considerações

O açúcar sozinho é usado como uma agente esfoliante. Assim como nossa pele, o couro cabeludo também precisa de uma limpeza profunda periodicamente e o açúcar é uma ótima alternativa natural para isso.

Como hidratante, ele precisa ser misturado com outros ingredientes que promovem tal efeito como a maisena, o leite, óleos vegetais ou cremes hidratantes. Independentemente da sua escolha, aplicar açúcar no cabelo pode ser muito benéfico para melhorar o aspecto do seu cabelo, deixando os fios mais limpos, bonitos e saudáveis.

Fonte: Mundo Boa Forma