No Brasil, a violência no trânsito e, especificamente, o roubo e furto de veículos são questões preocupantes. São Paulo, uma das maiores cidades do país, não está imune a esses problemas. Inclusive, os carros no topo da lista dos mais roubados e furtados no estado espantaram muitas pessoas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revela que o estado de São Paulo conta com uma frota impressionante de 9.150.267 veículos. Dessa vasta frota, 6 milhões são automóveis, que, infelizmente, estão entre os alvos preferenciais dos ladrões.
De acordo com a Ituran, uma renomada empresa israelense de rastreamento de veículos, os roubos e furtos na capital e região metropolitana de São Paulo aumentaram alarmantes 28% em 2023. Surpreendentemente, 61% desses incidentes ocorrem apenas na cidade de São Paulo.
Aqui está a lista dos carros mais roubados e furtados em São Paulo no último ano, de acordo com dados levantados em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Governo de São Paulo:
Esses números revelam variações nas taxas de roubos e furtos em relação ao ano anterior. Os resultados incluem:
É importante diferenciar os termos “furto” e “roubo”. Furto ocorre quando não há violência envolvida e geralmente acontece com carros estacionados e sem ocupantes. Já o roubo envolve ações violentas, como assaltos.
Em São Paulo, dos carros envolvidos em ocorrências violentas, 86% são alvos de furtos, enquanto os outros 14% são vítimas de roubos.
O bairro Tatuapé é o mais afetado por roubos e furtos de carros em São Paulo. Outros bairros, como Ipiranga, Vila Matilde, Itaquera e Vila Prudente, também apresentam altos índices nesse aspecto.
Em outras áreas da região metropolitana, como Santo André, Guarulhos e Osasco, o furto é predominante, representando 85,69% dos casos de incidentes relacionados a veículos. São números preocupantes que destacam a necessidade de medidas adicionais para proteger a frota de veículos em São Paulo. Veja mais!