Saiba tudo sobre o Ácido Kójico, o segredo das mulheres asiáticas para ter uma pele de porcelana. Confira as informações a seguir.
A pele das mulheres asiáticas é frequentemente vista como uma grande inspiração quando se trata de cuidados com a pele, uma vez que é geralmente caracterizada como saudável, livre de manchas, acne ou imperfeições, e suave, sendo popularmente conhecida como “pele de porcelana”. Hoje vamos falar sobre como o ácido kójico pode ser usado para cuidar da pele e obter uma aparência de porcelana semelhante à das mulheres asiáticas.
O que é ácido kójico?
O ácido kójico é um composto químico obtido a partir de diferentes tipos de cogumelos de origem japonesa e é um subproduto do molho de soja fermentado e do vinho de arroz. Sua aparência é identificada por ser um pó cristalino bege que se dissolve facilmente em água e é frequentemente usado na gastronomia. No entanto, esse tipo de ácido também se destacou na indústria da beleza como um ingrediente estrela em vários produtos.
Uma das ações mais marcantes desse composto na pele é sua capacidade de inibir a tirosinase, a enzima responsável pela síntese da melanina e pela aparência escura das manchas em diferentes áreas do corpo. Essa é uma das principais razões pelas quais ele é frequentemente incluído em uma ampla variedade de produtos, como cremes, géis, soros e loções.
Quais são seus benefícios e contraindicações?
O ácido kójico é um produto amplamente utilizado em muitos produtos de beleza hoje, embora seu nome nem sempre seja conhecido, pois geralmente é combinado com ingredientes mais populares na indústria de cuidados com a pele. No entanto, esse composto se destaca por seus grandes benefícios, incluindo:
- Redução da aparência escura das manchas: essa é uma das principais razões pelas quais o ácido kójico é amplamente utilizado, pois pode reduzir a aparência escura das manchas, especialmente aquelas causadas pelo sol, lesões ou acne. Ele também pode ajudar a uniformizar o tom da pele e trazer luminosidade a ela.
- Prevenção do envelhecimento: o ácido kójico possui uma grande variedade de propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres que favorecem o aparecimento de rugas, flacidez e envelhecimento precoce.
- Redução da aparência de cicatrizes: ao reduzir a aparência escura de lesões na pele, o ácido kójico se tornou um dos produtos mais recomendados para o cuidado de cicatrizes, a fim de desbotar sua aparência na pele.
- Combate a infecções e acne: o ácido kójico é conhecido por conter propriedades antibacterianas e antifúngicas, que ajudam no tratamento de infecções causadas por fungos ou bactérias. Além disso, ele pode ajudar a limpar os poros e prevenir o aparecimento de acne.
No entanto, apesar de seus grandes benefícios, este componente pode estar relacionado a uma série de efeitos secundários, como sensibilidade à luz solar, irritação, ressecamento, vermelhidão e aumento da sensibilidade da pele. Por esse motivo, é aconselhável utilizar concentrações muito baixas do ácido kójico. Além disso, o produto é contraindicado para pessoas com pele sensível ou que tenham condições como dermatite, psoríase, entre outras.
Por ser um produto com alto impacto na pele, recomenda-se que o ácido kójico seja incluído gradualmente na rotina de cuidados, utilizando apresentações com baixas concentrações, geralmente entre 1% e 4%. É importante começar a usá-lo de maneira gradativa, a fim de evitar resultados negativos na aparência da pele. Recomenda-se aplicar o produto à noite, seguido de produtos hidratantes e priorizar o uso de protetor solar durante o dia.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Dessa forma, antes de aplicar este ou qualquer produto na pele consulte seu dermatologista de confiança.